Beba água antes, durante e depois do Carnaval
Natal, RN 26 de fev 2024

Beba água antes, durante e depois do Carnaval

13 de fevereiro de 2024
2min
Beba água antes, durante e depois do Carnaval
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Em momentos de muita folia, natural que as pessoas exagerem um pouco mais na bebida e, o dia seguinte, pode não ser dos mais agradáveis com a famosa ressaca e aquela fatídica frase que martela na cabeça "nunca mais bebo desse jeito". Existem algumas medidas que ajudam a evitar a ressaca, como intercalar bebida alcóolica e água. A indisposição e dores de cabeça típicas da ressaca acontecem em decorrência da desidratação. Portanto, a melhor forma de evitar esse arrependimento é beber água!

"Amolécula do álcool mexe com a nossa resposta fisiológica e estimula a diurese (produção de urina pelo rim). Um dos motivos da embriaguez é a desidratação, que é induzida pelo consumo de álcool. A sensação da ressaca também ocorre por conta dessa desidratação", explica Ricardo Moreno Lima, professor do Departamento de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), em entrevista para o Ministério da Saúde.

Prevenir

Segundo ele, o indicado para quem consome álcool é beber a mesma quantidade de água. Se a pessoa bebe uma taça de vinho, deve beber também uma taça de água. Se você segue essa linha, a chance de ficar embriagado é menor e a ressaca no dia seguinte é reduzida significativamente, uma vez que você está compensando parte do estrago que o álcool faz ao organismo.

Remediar

Agora, se a pessoa esqueceu de se hidratar corretamente durante as festas, então o especialista faz a mesma recomendação para o depois. Consumir bastante água logo após acordar e continuar assim nas próximas horas, a fim de reestabelecer o perfil de hidratação corporal o mais rápido possível.

Nesse site de Jornalismo Científico e Cultural você encontra mais dicas

Fonte: Ministério da Saúde

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.