Concurso fotográfico na Wikipédia premia patrimônio imaterial
Natal, RN 2 de mar 2024

Concurso fotográfico na Wikipédia premia patrimônio imaterial

2 de fevereiro de 2024
3min
Concurso fotográfico na Wikipédia premia  patrimônio imaterial
Foto: Reprodução / Wiki Loves Cultura Popular - Edgar Kanaykõ Xakriaba,

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Wiki Movimento Brasil (WMB) está com inscrições abertas para a etapa nacional do concurso fotográfico Wiki Loves Cultura Popular 2024. A iniciativa visa incentivar a documentação do patrimônio imaterial brasileiro por meio da fotografia. O concurso é aberto a fotógrafos profissionais e amadores, de qualquer lugar do Brasil. As fotos devem ser enviadas ao Wikimedia Commons, um repositório de imagens e outros arquivos multimídia livres, sob uma licença Creative Commons.

Durante dois meses, os participantes poderão fotografar e dar visibilidade às diferentes manifestações culturais no país, como culinária brasileira, danças, festivais e musicais, pessoas, conhecimentos e atividades, roupas e fantasias, tradições, rituais e expressões orais, teatro e artes cênicas

As fotos enviadas ao concurso serão avaliadas por um júri especializado, que escolherá as melhores imagens para serem premiadas. Cada pessoa pode enviar quantas imagens quiser, e os maiores contribuidores também serão premiados. Éder Porto, um dos organizadores do concurso Wiki Loves Cultura Popular, explica a relação do concurso com a documentação do patrimônio imaterial brasileiro.

"O concurso é uma iniciativa da comunidade Wiki que busca celebrar o patrimônio imaterial e patrimônio vivo do Brasil, ilustrando atividades, conhecimentos, pessoas e habilidades de cada região do país, que juntas formam o que chamamos de cultura popular brasileira. Ao enviar imagens, vídeos e áudios para o concurso, os participantes estão ajudando a preservar a cultura popular brasileira, se tornando verdadeiros arqueólogos digitais", destacou.

"As pessoas podem enviar registros de pratos típicos do Brasil, como feijoada, acarajé e virado à paulista, por exemplo", diz ele. "Também se encaixam no concurso as danças folclóricas, as festas populares e tradicionais, os rituais religiosos, as artes cênicas e os artesanatos".

Edgar Kanaykõ Xakriaba, que foi ganhador da primeira edição do concurso em 2023, comentou sobre a segunda edição. "Acredito que a fotografia é uma ferramenta poderosa para documentar e divulgar a riqueza cultural do país, contribuindo para o seu conhecimento e valorização", incentivou.

Para participar do concurso, basta criar uma conta no Wikimedia Commons e enviar as fotografias durante todo o mês de fevereiro até o dia 31 de março de 2024. As premiações do concurso variam e podem chegar até R$2.500 em vale-presentes para as cinco melhores fotografias e para os dez participantes que mais contribuíram enviando fotos do seu acervo sob licença livre. Os ganhadores da etapa nacional deverão participar da etapa internacional do concurso, conhecida como Wiki Loves Folklore.

Todas as imagens, vídeos e áudios válidos enviados ao concurso serão analisados também pelo júri internacional e poderão ganhar prêmios definidos pelos organizadores internacionais, além dos prêmios nacionais.

As fotografias, vídeos e áudios serão avaliados segundo três critérios:

● qualidade técnica (nitidez, uso da luz, perspectiva, etc);

● originalidade;

● utilidade documental para a Wikipédia.

Serão avaliados pelo júri e os(as) vencedores(as) nacionais serão anunciados nas primeiras semanas de junho.

Serviço:

Site do WMB: https://wmnobrasil.org/
E-mail do Wiki Loves Cultura Popular 2024: [email protected]

O Wiki Loves Cultura Popular 2024 receberá inscrições do dia 01 de fevereiro até dia 31 de março. O concurso visa incentivar a documentação da cultura popular brasileira por meio da fotografia.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.