Manual auxilia professores a ensinar geografia a crianças com TEA
Natal, RN 5 de mar 2024

Manual auxilia professores a ensinar geografia a crianças com TEA

3 de fevereiro de 2024
2min
Manual auxilia professores a ensinar geografia a crianças com TEA
Fonte: Ilustração TJ Tocantins

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Programa de Pós-graduação em Geografia (Geoprof), vinculado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), construiu um manual com o intuito de orientar professores, nos primeiros anos do ensino fundamental, de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), fruto do trabalho de pesquisa de mestrado da aluna Francisca Samara, orientanda dos professores Marco Túlio Diniz e Tânia Cristina.

De acordo com divulgação da Agência de Comunicação da UFRN, o Manual pedagógico com orientações ao professor de aluno com autismo, surgiu a partir de experiências pedagógicas, bem como na função de acompanhante terapeuta de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), da mestranda Francisca Samara com crianças com autismo. Em sua vivência, ela constatou que os alunos tinham dificuldade em assimilar noções básicas da Geografia, além do trabalho desafiador do professor de pensar estratégias que ajudem essas crianças a vencer os obstáculos de aprendizagem, considerando suas variáveis comportamentais.

“O manual apresenta princípios que se julgam absolutamente necessários para qualificar o ensino da Geografia para alunos com autismo, pois oferece caminhos possíveis de implementação e garantia de inclusão a indivíduos que historicamente sofrem com a segregação no ambiente escolar”, disse ela.

O manual, segundo explicações, apresenta princípios de natureza metodológica, que visam orientar as práticas docentes, a fim de garantir que a condição espectral do aluno seja atendida. A pesquisadora informa que o manual também busca apresentar as várias competências delimitadas para o ensino de Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental, as desordens comportamentais que caracterizam a conduta de uma pessoa com autismo e a relevância do saber geográfico para esse estudante.

Professores interessados em acessar o material, basta clicar aqui.

Com informações da Agecom / UFRN

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.