Rafael Motta deixa cargo na Prefeitura de Natal para ser candidato
Natal, RN 28 de mai 2024

Rafael Motta deixa cargo na Prefeitura de Natal para ser candidato

6 de março de 2024
4min
Rafael Motta deixa cargo na Prefeitura de Natal para ser candidato
Ex-deputado ficou por menos de quatro meses na Secretaria de Esporte | Foto: reprodução

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ex-deputado federal Rafael Motta (PSB) deixou a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) de Natal para ser candidato à Prefeitura da capital neste ano. A passagem pela pasta foi relâmpago e durou menos de quatro meses. Neste período, Motta não conseguiu viabilizar seu nome como candidato do grupo do prefeito Álvaro Dias (Republicanos). 

Ainda assim, de acordo com o presidente estadual do PSB, a saída do Esporte não representa um rompimento com Dias.

“Comuniquei a decisão ao prefeito na quinta (dia 29), agradeci o convite e expliquei o que motivou a decisão, com vistas a me dedicar ao partido. Ele me deixou à vontade com a definição”, disse à reportagem.

Motta foi candidato ao Senado em 2022, tendo ficado em terceiro lugar. Desde então, sem cargo político, passou a ter o nome cogitado como pré-candidato à prefeitura, o que ele evitava comentar. Agora, questionado se tinha o desejo de ter o apoio de Álvaro, ele disse que não havia no passado, mas há no presente.

“Trabalhamos bem juntos e seguimos em diálogo com o prefeito Álvaro em busca de uma composição. A ideia é trabalhar em uma união dos partidos que compõem a base de sustentação do governo federal para fazer frente à pré-candidatura da extrema-direita”, justificou.

O ex-parlamentar deixou a Câmara Federal no início de 2023 e depois foi nomeado como assessor da presidência da Infraero, em Brasília. Assumiu oficialmente a Secretaria de Esporte e Lazer em 13 de novembro, substituindo Jódia Melo, que foi ser secretária municipal de Políticas para as Mulheres (SEMUL). Agora, Jódia retorna à SEL.

Sobre a passagem pelo Executivo da capital natalense, Rafael disse que, entre as ações, levou o prefeito Álvaro Dias para audiências em Brasília. Entre elas, com o ministro do Esporte, André Fufuca.

“Trouxe ele, inclusive, para Natal, tomando ciência das problemáticas do esporte em nossa cidade, fato pouco visto na política da capital. Um secretário municipal trazendo um ministro”, disse.

“Entregamos obras, como a cobertura de quadras, dialogamos com lideranças esportivas da cidade, sempre de portas abertas, incentivando o esporte e lazer na capital. E, ainda, promovemos um grande evento que foi o Viva Natal, na praia de Miami. Um projeto abraçado pela população e desportistas. Um fim de semana de muita prática esportiva e lazer que foi um sucesso e muito elogiado”, continuou.

Sobre a saída da Prefeitura, que consta como “a pedido” no Diário Oficial do Município, Motta afirmou que foi necessária também pelo trabalho como presidente estadual do PSB e as articulações frente às eleições de 2024.

“A gente tinha um prazo legal onde poderia ser feita a desincompatibilização dos pré-candidatos só que, antes de ser um gestor, um secretário, eu sou presidente de um partido e estamos trabalhando na montagem de nominatas em Natal e no interior.  A saída foi motivada por isso, para dar atenção ao PSB e, também, à nossa pré-candidatura a prefeito de Natal”, apontou.

Em relação a diálogos com outros partidos, o ex-secretário afirmou que tem autonomia partidária para dialogar e é o que será feito. 

“O que eu busco, neste momento, é união. Tem que se conversar com os partidos de sustentação do presidente Lula para se chegar em um entendimento. Eu acho que tem que pensar mais coletivamente para se chegar em um nome competitivo”, avaliou.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.