Circo Grock representa RN na estreia do Cena Nordeste, na Paraíba
Natal, RN 24 de mai 2024

Circo Grock representa RN na estreia do Cena Nordeste, na Paraíba

10 de maio de 2024
4min
Circo Grock representa RN na estreia do Cena Nordeste, na Paraíba

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O primeiro dos nove encontros itinerantes do Cena Nordeste Festival ocorre nesta sexta-feira e sábado (10 e 11), em João Pessoa (PB), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. Com quase vinte anos de história, o Circo Grock segue para a Paraíba a convite do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretária Extraordinária de Cultura e da Fundação José Augusto (FJA). O circuito conta com a participação de atrações culturais de todos os estados da região.

A dupla Espaguete e Ferrugem já é bastante conhecida pelo público potiguar, e também faz suas andanças pelo Brasil afora. Criado em dezembro de 2005, estreou oficialmente em abril de 2006, no Largo do (antigo) Machadão – atual Arena das Dunas, na capital potiguar. Fundado pelos circenses Nil Moura e Gena Leão, que já somam mais de 30 anos de picadeiro, o Grock é praticamente a continuação de outro circo anteriormente administrado pela mesma dupla e sua família: o Circo Teatro Cara Melada.

O Circo Grock nasceu como um projeto ousado, pois se apresentava como um circo de pequeno porte, mas com um acabamento de uma grande companhia. Com vasta experiência, dentro e fora do Brasil, Nil Moura, Gena Leão e sua família conduzem o espetáculo do Circo Grock emprestando seus conhecimentos de circo, teatro e dança para fazer uma releitura das artes do picadeiro em seu aspecto mais poético e tradicional.

Além de Nil Moura e Gena Leão, o elenco do Circo Grock é composto também por Lion Nathan, equilibrista, mágico e produtor, e Cíntia Cosmo, contorcionista e partner de mágico e equilibrista.

FESTIVAL ITINERANTE

Em setembro, será realizada a edição potiguar do projeto, que é uma iniciativa do Consórcio Nordeste, atualmente presidido pela governadora Fátima Bezerra. Lançado em abril de 2024, na cidade de Olinda (PE), o circuito Cena Nordeste está sendo viabilizado pela união dos governos estaduais, que financiam as atrações para a realização das edições propostas.

A programação de cada edição é montada com base na curadoria formada por profissionais contratados(as) pelos estados. Do Rio Grande do Norte, o ator, dramaturgo, diretor teatral e produtor cultural Fernando Yamamoto responde pela avaliação e indicação das atrações.

A definição de iniciar o festival pela capital paraibana ocorreu porque o estado responde atualmente pela coordenação da Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste, e foi responsável por apresentar o projeto em agosto de 2023. “O Cena Nordeste é um projeto revolucionário, porque promove a integração do Nordeste através da cultura e das artes. Artistas de oito linguagens diferentes, de todos os estados nordestinos, percorrendo em diferentes finais de semana cada uma das capitais”, comemorou Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba e coordenador da Câmara Temática.

O festival itinerante reúne artistas e grupos ligados à arte urbana, audiovisual, circo, cultura popular, dança, forró, música e teatro. O anfitrião de cada edição é responsável pela hospedagem de quem chega, e os visitantes custeiam o traslado de quem viaja.

Após João Pessoa, o Cena Nordeste vai passar por Maceió (7 e 8 de junho), São Luís (5 e 6 de julho), Teresina (2 e 3 de agosto), Recife (31 de agosto e 1º de setembro), Natal (21 e 22 de setembro), Aracaju (11 e 12 de outubro), Fortaleza (16 e 17 de novembro) e Salvador (7 e 8 de dezembro).

Conheça os curadores do Festival Cena Nordeste: Shiko (PB) – Graffiti; Lindolfo Amaral (SE) – Cultura Popular; Amélia Cunha (MA) – Música; Antoniel Machado Ribeiro (PI) – Forró; Cíntia Lima (PE) – Audiovisual; Fernando Yamamoto (RN) – Teatro; Andréa Bardawil (CE) – Dança; Kuka Matos (BA) – Circo; Cleonilson Alves (AL) – Cultura Popular.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.