Comunidade do Jacó terá novas casas com PAC de urbanização das favelas
Natal, RN 17 de mai 2024

Comunidade do Jacó terá novas casas com PAC de urbanização das favelas

10 de maio de 2024
3min
Comunidade do Jacó terá novas casas com PAC de urbanização das favelas
Moradores reunidos na Comunidade do Jacó I Foto: cedida por Dulce Bentes

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Pelo projeto desenvolvido para a urbanização da Comunidade do Jacó, localizada no bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal, o local terá um piso adequado em substituição ao atual chão de areia, uma pracinha, escadarias, tratamento das encostas, construção de novas moradias, projeto de manejo de águas pluviais e acessibilidade. As obras, divididas em três eixos, serão custeadas pelo Governo Federal através do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Seleções.

É a urbanização completa da área para garantir a permanência dos moradores no local, que tem cerca de 120 famílias que serão beneficiadas”, detalha Dulce Bentes, professora do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (URFN) e membro do Motyrum Urbano, responsável pela elaboração de urbanização adotado pela Prefeitura do Natal.

Um dos eixos é voltado para a infraestrutura, que abrange saneamento, drenagem, o tratamento da encosta, recuperação de áreas degradas e gestão das situações de risco; outro para tratamento do espaço público, que envolve passeios, iluminação, mobiliário e construção de novas moradias para melhoria habitacional; além da regularização fundiária e regulamentação da Área de Interesse Social.

O projeto está orçado em R$ 29 milhões e será tocado pela Prefeitura da capital potiguar. Ao todo, está prevista a construção de 98 novas habitações, a melhoria de outras 52 e a reurbanização de 150 unidades habitacionais.

Imagem: divulgação Prefeitura do Natal

Outros projetos

A Prefeitura do Natal também foi contemplada com outros projetos pelo PAC Seleções, é o caso da regularização fundiária de três loteamentos do Bairro Nordeste, na Zona Oeste. Está previsto o investimento de R$ 1,3 milhão para regularizar e entregar a escritura pública de imóveis em três loteamentos da comunidade.

Em março, a Prefeitura já havia garantido a aprovação de seis equipamentos que receberão recursos do Governo Federal: a construção de uma Escola em Tempo Integral no bairro Guarapes, na Zona Oeste; a execução do Espaço Esportivo Comunitário, no Planalto; a requalificar a antiga Loja Paris Natal para a criação do Centro Cultural Fazeres; a construção de duas Unidades Básicas de Saúde - Porte IV, sendo uma em Nova Natal (UBS Sarney) e outra no Loteamento Parque Floresta (UBS Pompéia); além da construção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) em Nova Natal, na Zona Norte.

Loja Paris em Natal I Foto: Fatos e Fotos de Natal Antiga

Saiba +

Restauração da Loja Paris em Natal resgata fase de expansão da cidade

Projetos sociais garantem melhorias estruturais na Comunidade do Jacó

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.