Cursinho popular para meninas abre inscrições em Mossoró
Natal, RN 30 de mai 2024

Cursinho popular para meninas abre inscrições em Mossoró

14 de maio de 2024
3min
Cursinho popular para meninas abre inscrições em Mossoró
LUIS LIMA JR/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Cursinho Popular Nísia Floresta, de Mossoró, iniciou nesta segunda-feira (13) as inscrições para as estudantes interessadas em se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O projeto é coordenado pela jovem mossoroense Heloíse Almeida, de 19 anos, e recebe o apoio do Fundo Malala, organização criada em 2013 pela ativista paquistanesa e vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai.

O projeto é exclusivo para meninas que estão no 3º ano do ensino médio ou já terminaram o ensino médio na rede pública. Os encontros serão de junho a outubro deste ano, e a seleção acontece por meio de edital de convocação para estudantes da rede pública.

As aulas serão realizadas no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, no bairro Nova Betânia, em Mossoró.

O cursinho ainda busca ir além da preparação acadêmica, proporcionando debates sobre questões sociais relevantes. Estas discussões visam desenvolver o pensamento crítico e a consciência cidadã das estudantes, preparando-as para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

O Cursinho Popular Nísia Floresta ainda oferece apoio prático às alunas, fornecendo materiais escolares para auxiliar em seus estudos. Esses recursos incluem livros, cadernos, canetas e outros materiais necessários para uma preparação eficaz para o ENEM. Além disso, será fornecido apoio financeiro para garantir transporte e alimentação das estudantes nos dias de prova do ENEM.

Para se inscrever, basta acessar o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffY34Tndv7eP-Id8AmXukpOvn8PTWrvrOvBwbt2vIZSiUI1w/viewform

Para mais informações, consulte o edital disponível abaixo.

O programa

A iniciativa surgiu a partir do apoio do Fundo Malala, que selecionou para um programa de bolsas jovens ativistas de 18 a 24 anos para a formação e apoio de lideranças pela igualdade de gênero na educação nos países em que há barreiras no acesso à educação de meninas, dentre eles o Brasil. 

“Minha expectativa ao final do programa é seguir mobilizando pela pauta da educação e igualdade de gênero que eu conhecia pouco antes dessas formações e agora estou apaixonada pela causa. Quero que o Cursinho Popular Nísia Floresta seja um sucesso e que, a partir dessa experiência inicial, eu possa pensar em outras oportunidades para as meninas mossoroenses e, quem sabe, dar continuidade ao Cursinho Popular para receber outras turmas nos próximos anos. Estou estudando essa hipótese porque estou encantada pelo projeto já no papel e imagino que na prática será ainda mais emocionante acompanhar as aulas e as estudantes contempladas, mas o apoio para implementação do projeto encerra ao final do Programa de Bolsas, então preciso buscar outras formas de arrecadação de recursos para continuar o Cursinho a longo prazo”, disse Heloíse Ameida, em entrevista à Agência Saiba Mais no último domingo (12).

Edital:

Saiba mais

Estudante de Mossoró é selecionada para projeto do Fundo Malala

Enem 2024 será nos dias 3 e 10 de novembro; confira outras datas

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.