Curso em Natal discute governo Djalma Maranhão e desafios da esquerda
Natal, RN 19 de jun 2024

Curso em Natal discute governo Djalma Maranhão e desafios da esquerda

22 de maio de 2024
4min
Curso em Natal discute governo Djalma Maranhão e desafios da esquerda

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Um curso no próximo sábado (25) vai discutir o legado do governo Djalma Maranhão e os desafios atuais da esquerda em Natal. A iniciativa é da Escola Latino-americana de História e Política (ELAHP), que está abrindo sua filial na capital potiguar.

O curso será realizado na sede do SINTE-RN, na Cidade Alta, zona leste. Um dos articuladores é o vereador Daniel Valença (PT). Para ele, o ex-prefeito Djalma Maranhão deixou como um dos legados mais fortes os ideários da educação popular e cultura popular como elementos de transformação radical da sociedade, “em que políticas públicas promovidas pelo Estado se transformam ou vêm acompanhadas de processos de conscientização e emancipação popular”, define. 

“Então, acho que esse é talvez o cerne do legado da sua gestão e por isso nós estamos recuperando nesse primeiro curso de inauguração da ELAHP aqui no Estado, no sentido do que houve de melhor na nossa administração popular que nós tivemos na cidade para informar uma futura administração popular que vamos ter com a gestão de Natália Bonavides”, diz o parlamentar.

A ELAHP existe desde 2008 em São Paulo, impulsionada inicialmente pela Articulação de Esquerda (tendência interna do PT da qual fazem parte Valença e Bonavides).

“Mas sempre teve o caráter de ser uma escola de formação política que abarca as diversas forças políticas, as matizes ideológicas”, destaca Daniel. Entre os membros do conselho docente, por exemplo, estão Valério Arcary (ex-dirigente do PSTU e atual dirigente da Resistência-PSOL), Breno Altman, André Singer, Rayane Andrade e outros nomes. 

“Na pandemia, a escola fez vários cursos virtuais. Eu, por exemplo, ministrei alguns, e nós compreendemos que no estágio atual que vivemos não faz sentido nós não desenvolvermos uma experiência semelhante para a formação política popular aqui em Natal e no Rio Grande do Norte”, explica Daniel Valença, que diz que a criação da filial da ELAHP também vai vir junta de uma outra experiência que está sendo desenvolvida e deve ficar pronta em junho: o Centro Socialista Esperança Vermelha.

“Vai ser um espaço situado na fronteira entre Vila de Ponta Negra e Alagamar, que buscará ter cursos de formação via ELAHP, mas também ser um espaço popular, onde os grupos de cultura possam ensaiar, possam se apresentar, onde a comunidade possa ter acesso a esporte, a biblioteca. Enfim, a depender da quantidade de militantes que se voluntariem a construir atividades populares, mais ações estarão voltadas para o conjunto da comunidade”, destaca.

O espaço do Centro já está em reforma e a partir de junho os cursos da ELAHP já devem acontecer lá. A ideia é ter no mínimo um curso mensal.

O curso do sábado (25) é gratuito e precisa fazer inscrição prévia, mas os participantes podem optar por fazer uma doação. Caso não haja condições de doar, é possível utilizar o Código de cupom: #bolsacursodjalma. As inscrições podem ser feitas no link a seguir: https://elahp.com.br/courses/governo_djalma_maranhao/

Programação:

25 de maio de 2024, sábado

9h-13h

Anos 50 e 60 no Brasil: breve contexto histórico

Profa. Izabel Costa

Djalma Maranhão: esboço biográfico e atuação como prefeito de Natal

Prof. Daniel Valença

14h-18h

Esquerda e poder local: breve introdução teórica

Prof. Valter Pomar

O PT e os governos municipais: breve descrição histórica 1982-2020

Prof. Valter Pomar

Os desafios de um governo municipal na atual conjuntura 2025-2028

Profa. Izabel Costa

18h

Encerramento

Natália Bonavides

Local: SINTE/RN – Av. Rio Branco, 790 – Cidade Alta, Natal – RN

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.