Curtas do Cineclube Offcine inspiram comunidades rurais de Mossoró
Natal, RN 24 de mai 2024

Curtas do Cineclube Offcine inspiram comunidades rurais de Mossoró

13 de maio de 2024
2min
Curtas do Cineclube Offcine inspiram comunidades rurais de Mossoró

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O projeto cineclube Officine Rural ganhou vida e iniciou as atividades no dia 7 de abril no Assentamento do Real na Maísa e, mais recentemente, no Jucuri, zona rural próxima a Mossoró. O projeto foi contemplado na Lei Paulo Gustavo do município de Mossoró e estará desenvolvendo atividades durante todo o ano de 2024. Com seis curtas produzidos por diretores(as) locais, o objetivo é democratizar o audiovisual, assim como levar a reflexão contida nas narrativas de cada um deles. O projeto é das quatro comunicadoras Lu Nascimento, Nathalia Freire, Ionara Lourenço e Gabriela Lima.

Neste último sábado (11), o cineclube Offcine realizou uma Mostra na festa do Dia das Mães na Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto. Os curtas escolhidos para a sessão foram de temas que dizem respeito à realidade das mães presentes, a agricultura, a rotina multitarefa e a relação com os filhos são alguns deles. A diretora da escola, Josineide Santana, definiu a Mostra como "inspiradora".

"A gente já ouviu depoimentos de mães que se sentiram inspiradas a estudar, devido alguns depoimentos que assistiram", relatou a diretora, o comentário faz referência ao curta Geração (2022), um documentário sobre a presença e potencial das pessoas idosas na universidade.

Nome do projeto faz referência ao jornalismo e cinema

Diante da necessidade de criar um nome para o cineclube, a integrante Lu Nascimento uniu o nome do elemento de reportagem com a ideia de cineclube. O nome vem de um recurso da edição jornalística, na gravação de matérias jornalísticas existe o off, que é o áudio de tudo que um repórter escreveu durante a construção do conteúdo. No cinema, o off é chamado ‘voz over’.

Em breve o cineclube estará indo para outras comunidades rurais, e as próximas atividades podem ser acompanhadas no instagram, através do perfil @offcinemossoro.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.