Dragon Boat, referência no tratamento de câncer de mama, chega ao RN
Natal, RN 13 de jun 2024

Dragon Boat, referência no tratamento de câncer de mama, chega ao RN

31 de maio de 2024
3min
Dragon Boat, referência no tratamento de câncer de mama, chega ao RN
O barco atende ao projeto Remo do Peito, cujas participantes são, prioritariamente, mulheres sobreviventes do câncer de mama. Foto: Marcos Agostinho

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Centro Náutico Potengy, centenário clube de remo de Natal localizado na Rua Chile, no bairro da Ribeira, comemora a chegada do Dragon Boat na sua sede. O barco atende ao projeto Remo do Peito, cujas participantes são, prioritariamente, mulheres sobreviventes do câncer de mama. A chegada do Dragon Boat contará com uma cerimônia de inauguração da embarcação, chamada de "O despertar do dragão", cujo ritual será realizado pelas mulheres do projeto Remo do Peito. A cerimônia acontece neste sábado, 01, a partir das 8h, no Complexo Cultural RAMPA.

A chegada do Dragon Boat é um marco no Rio Grande do Norte. A aquisição foi feita por meio de emenda parlamentar da Deputada Federal Natália Bonavides (PT), que compreendeu a importância do projeto para o público-alvo e destinou a verba para a ação. A cerimônia será aberta ao público e contará com a presença de autoridades do poder público e do esporte potiguar, entre outras pessoas convidadas.

O que é Dragon Boat?

O Dragon Boat é uma modalidade de remo milenar, que tem suas origens na China. A embarcação faz referência ao dragão, figura tradicional na cultura chinesa e cultuada em ocasiões especiais no país oriental. O barco, inclusive, tem o formato da cabeça e da cauda do dragão.

É reconhecido, desde 1996, como um dos esportes mais benéficos para as mulheres em processo de reabilitação do câncer de mama, graças ao médico canadense Donald C. McKenzie, que comprovou cientificamente como o dragon boat traz benefícios às pacientes, pois seus movimentos ritmados atuam como uma espécie de drenagem linfática natural e previne o linfedema. Ajuda, também, na redução do estresse, alivia as dores e aumenta a resistência física.

Remo do Peito

O projeto Remo do Peito tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Programa de Incentivo RN Mais Esporte e Lazer - Professor Sebastião Cunha e Favorito Supermercados. Conta ainda com o apoio da Rede Mais Supermercados e a parceria da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN, por meio do projeto Motyrum Urbano.

Serviço

Evento: O Despertar do Dragão - Inauguração do Dragon Boat - Projeto Remo do Peito
Data: Sábado, 01/06/2024
Hora: 8h (concentração) - 9h (início da cerimônia)
Local: Complexo Cultural RAMPA
Endereço: Rua Cel. Flamínio, 1 - Santos Reis, Natal - RN
Localização: https://g.co/kgs/1JsUPQj
Organização: Centro Náutico Potengy
Contatos: (84) 98705-9354 - Rosiane Cavalcanti, (84) 98809-7414 - Carla Alves.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.