Em Caicó, servidores federais em greve realizam marcha pela educação
Natal, RN 30 de mai 2024

Em Caicó, servidores federais em greve realizam marcha pela educação

3 de maio de 2024
4min
Em Caicó, servidores federais em greve realizam marcha pela educação
Foto: @adurnsindicato

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Uma marcha pela educação ocupou as ruas de Caicó (RN) na manhã desta sexta-feira (03). Em greve, servidores da educação, junto a estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto Federal do RN (IFRN), se reuniram em caminhada como forma de mostrar à população local as reivindicações das categorias das instituições federais de ensino. A atividade foi realizada também em alusão ao Dia do Trabalhador, comemorado nesta última quarta-feira (01).

A organização e realização ficou por conta do Sindicato Nacional dos Servidores Federais na Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior no RN (Sintest/RN) e o Sindicato dos Docentes da UFRN (Adurn). Participaram, ainda, a Federação de Sindicatos de trabalhadores técnico-administrativos em educação das instituições de ensino superior públicas do Brasil (Fasubra), movimentos sociais da cidade e do Comando de Greve do IFRN campus Caicó.

“É importante a gente perceber esse processo de interiorização, tanto dos institutos quanto das universidades. E quando a gente fala da interiorização, acaba falando da importância que ela tem para a educação no interior”, afirma Alcindo Souza, integrante do Sinasefe e do comando de greve em Caicó.

O sindicalista ainda aponta como é importante levar às ruas as reivindicações do movimento grevista da educação, que tem como um dos principais pontos a recomposição orçamentária das instituições federais de ensino.

“Mesmo que a gente não tenha como, nas ruas, dar detalhes”, diz. “É mais um chamamento para as pessoas perceberem que nós estamos paralisados, e que é importante que elas estejam atentas em relação às nossas reivindicações, que envolve o orçamento para os institutos e as universidades, que desde 2014, principalmente depois com a questão do teto [de gastos] vem encolhendo. A gente tem em torno de 40% do que tinha em 2015, e aí acaba tendo uma redução de orçamento para as universidades e institutos com um aumento de alunos, então a conta não fecha”, ressalta.

Para alertar sobre a importância de manter a qualidade das instituições federais de ensino, o movimento grevista tem buscado levar às ruas também as questões de valorização das carreiras que compõem essas instituições, aponta Souza.

“O que é importante, principalmente no interior, é a visibilidade que traz esse tipo de movimento que não é comum nos interiores do estado. Mesmo as cidades-polo não têm muitos movimentos na rua, é difícil acontecer”.

Greve nas instituições federais de ensino

A mobilização dos professores e técnicos administrativos da educação federal no RN faz parte de um movimento nacional de luta pela educação. O movimento paredista rejeita o reajuste salarial zero para 2024, pede a reestruturação da carreira dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e docentes e ainda o “revogaço” das medidas prejudiciais à educação federal aprovadas nos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro.

Junto com os estudantes, os servidores reivindicam também a recomposição orçamentária das instituições de ensino superior.

Saiba+

Greve IFs: Servidores querem revogação de medidas do Governo Bolsonaro

Servidores do IFRN realizam passeata pela educação na quinta-feira, 25

Professores, técnicos e bolsistas da UFRN seguem em greve

Assembleia-Ato Unificado pela greve na UFRN acontece nesta terça (30)

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.