Execução de obra na Rua João Pessoa tem afetado Estação do Cordel; veja
Natal, RN 27 de mai 2024

Execução de obra na Rua João Pessoa tem afetado Estação do Cordel; veja

16 de maio de 2024
3min
Execução de obra na Rua João Pessoa tem afetado Estação do Cordel; veja
Foto: reprodução @estacaodocordel

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A maneira como está sendo realizada uma obra na Rua João Pessoa, localizada no Centro Histórico de Natal, na Cidade Alta, tem afetado as atividades do espaço cultural Estação Cordel, como relata o proprietário Fernando Antônio, conhecido como Nando Poeta. De acordo com ele, a obra iniciou na terça-feira da semana passada, e tem sido realizada de forma lenta, prejudicando o espaço.

O motivo seria principalmente devido aos materiais utilizados na obra, relata Nando.

"Não estão utilizando máquinas que poderiam agilizar. Estão na fase de retirar o calçamento, e utilizando aqueles trepidador, como eles chamam. Então não estão usando máquinas mais modernas que poderiam arrancar o calçamento. E isso acarreta que a obra irá durar mais tempo."

Outra questão que o proprietário da Estação Cordel reclama é sobre a retirada dos materiais, que não está acontecendo, como ele relata em vídeo nas redes (veja mais abaixo).

"À medida que você vai retirando aquele calçamento, tem um momento para retirar aquele material. Mas eles deixam lá, exposto. E o material que vão utilizar para fazer o calçadão ainda não chegou lá, então fica uma obra lenta", conta.

A situação tem forçado o espaço a se manter fechado. Essa semana, o espaço não abriu, relata Nando.

"A gente termina fechando o estabelecimento, que é um espaço de visitação, onde as obras estão expostas para que as pessoas possam adquirir, que é uma forma que entra recurso para a Estação Cordel. E estamos obrigados a manter fechado, pois não tem como funcionar."

No último fim de semana, conta o proprietário, a Estação ainda tentou promover um evento com a ajuda de alguns dos trabalhadores da obra que ajudaram a retirar algumas das pedras da frente do espaço.

"Mas a poeira é grande, suja tudo lá dentro", ressalta. "E pelo vídeo gravado dá pra perceber que o acesso à Estação é quase impossível".

Justificativa

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), que foi procurada pela reportagem após indicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), informou à Agência Saiba Mais que verificou com a empresa responsável a respeito da situação. De acordo com as informações, a obra está em fase de demolição, inicialmente em calçadas e parte da via.

Ainda segundo as informações repassadas, "De hoje para amanhã [sexta-feira] chega a tubulação de água e esgoto para fazer a substituição das tubulações antigas"

Além disso, a previsão de refazer o que foi demolido é de mais 2 semanas de trabalho.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.