Festival celebra mulheres pretas no próximo dia 02 de junho, em Natal
Natal, RN 25 de jun 2024

Festival celebra mulheres pretas no próximo dia 02 de junho, em Natal

24 de maio de 2024
4min
Festival celebra mulheres pretas no próximo dia 02 de junho, em Natal
Festival Pretas Velhas vai contar com rodas de capoeira, o projeto Comida de Terreiro, roda de coco e toque das pretas e pretos velhos(as). Foto: cedida

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Celebrar as mulheres pretas e suas diversas expressões culturais. Esse é o objetivo do Festival Pretas Velhas, que acontece no próximo dia 02 de junho, das 10h às 20h, no terreiro Mestre Manoel Quebra Pedra/Ilê Asé Oyá Togum, localizado no bairro Jardim Progresso, em Natal. A idealização é da mestra Telma Juremeira e Rede Pindorama; e a produção é do multiartista e juremeire Preciawá Porãngueté.

O Festival Pretas Velhas traz uma homenagem especial às mestras Lurdes e Telma, explica Preciawá.

“Representando a culinária e as ervas medicinais, o canto e toque dos tambores de Catimbó. Mestra Lurdes e Mestra Telma são reconhecidas pelo edital de premiação de Mestras da Cultura dos povos de Terreiro de Matriz Afro-Ameríndia e também são reconhecidas pelas suas memórias através do reconhecimento da FJA [Fundação José Augusto] e da SECULT [Secretaria de Cultura] e Rede Pindorama”, explica o produtor, que tem um trabalho de coleta e construção ao lado do também produtor cultural Góis Sogos.

Foto: cedida

As mulheres celebradas no festival são de importante relevância para a história e a cultura, pontua Preciawá.

“É um momento único para mulheres que significam a continuidade de uma cultura, que representam um passado e um presente. Rezadeiras, pescadoras artesanais, catimbozeiras, umbandistas, candomblecistas, de troncos do Mangue do Rio Potengi, da comunidade do Araçá, aquelas que perpetuam o sagrado as memórias dos encantados, estrelas de cinema do longa Metragem Cultura de Jurema com mais de 60 mil visualizações”, afirma Preciawá, citando o filme de sua direção.

Culinária será um dos destaques do festival. Foto: cedida

O Festival Pretas Velhas vai contar com rodas de capoeira, o projeto Comida de Terreiro, roda de coco e toque das pretas e pretos velhos(as). Além das mestras Lurdes e Telma, celebra ainda a Mãe Rosa.

“Celebraremos o Festival Pretas Velhas que vai homenagear, no dia 02 de Junho, mulheres pretas, memórias vivas, gerações da cultura Afro-Ameríndia do Rio Grande do Norte. O festival é um momento de expansão de nossas culturas afro-ameríndia e trocas de conhecimentos, onde acontecerão expressões da musicalidade de Terreiro, além do projeto Cozinha de Terreiro, onde iremos compartilhar nosso alimento com a comunidade, e ainda roda de Capoeira, roda de Coco e o tradicional toque das Pretas e Pretas (os) Velhas (os), homenageando Mestra Lurdes Juremeira e sua filha, Mestra Telma da Cultura Afro-Ameríndia e a mais velha, Mãe Rosa Umbandista e Catimbozeira do Araçá”, afirma Preciawá.

Durante o festival, a organização estará arrecadando contribuições de alimentos e roupas para execução do projeto voluntário Cozinha de Terreiro. O Festival é alternativo e não tem patrocínio.

Mais informações sobre as doações podem ser obtidas com Preciawá Porãngueté no número (84) 999776777.

Serviço

O quê? Festival Pretas Velhas;

Quando? 02 de junho de 2024, das 10h às 20h;

Onde? Terreiro Mestre Manoel Quebra Pedra/Ilê Asé Oyá Togum. Endereço: Rua das Cavalhadas, 25. Bairro Jardim Progresso.

Saiba+

Livro com potiguar indígena é lançado nesta quinta (02), em Natal

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.