Fórum Nordestino da Bicicleta oferta shows e oficinas em Natal
Natal, RN 19 de jun 2024

Fórum Nordestino da Bicicleta oferta shows e oficinas em Natal

28 de maio de 2024
4min
Fórum Nordestino da Bicicleta oferta shows e oficinas em Natal
FneBici em Campina Grande/PB | foto: cedida

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com o objetivo de fomentar a mobilidade urbana por bicicleta, o Fórum Nordestino da Bicicleta chega a Natal nesta quarta (29) indo até o próximo dia (1), com programação cultural, oficinas e debates realizadas na Escola Estadual em Tempo Integral  Winston Churchill, na Avenida Rio Branco, em Natal. Organizado por associações e coletivos cicloativistas, o evento chega em 2024 à sua sexta edição, já tendo passado antes por Aracaju, Maceió, Recife, Fortaleza e Campina Grande, na Paraíba.

Passam pela programação cultural do encontro artistas potiguares como: Vic Kabuloza, Dj Rousso, Pretta Soul, Bike Okê, Rivo Trio, Pau e Lata, Xama Maré, Dj Macacco e muitos outros que farão shows no Backstage Bar, na Cidade Alta. Completam a programação oficinas de primeiros socorros a ciclistas e oficinas de mecânica e também rodas de conversa sobre ciclomobilidade e cultura. Além disso, durante os dias de evento, também vão ocorrer pedaladas na Arena do Morro e no Centro Histórico de Natal.

O Fórum Nordestino da Bicicleta foi idealizado com o intuito de mostrar que o uso do meio de transporte no nordeste brasileiro é bastante significativo. Além disso, o evento também tem o objetivo dar espaço aos que vivem essa realidade cotidianamente, para que troquem experiências e informações e também organizem suas demandas coletivas.

Em Natal, o evento é organizado pelo Ciclo Comitê Popular do RN e ACIRN (Associação de Ciclistas do Rio Grande do Norte) e já conta com mais de 100 inscrições de mais de 10 cidades do nordeste. “O Fórum Nordestino da Bicicleta é um encontro de ciclistas e cicloativistas que pensam a mobilidade ativa, e esta será a 6° edição. Serão 4 dias de debates e oficinas na escola de tempo integral, Winston Churchill, e mais 4 dias de uma programação cultural só com artistas potiguares.”, explica Russo, integrante da Coordenação do Ciclo Comitê Popular do RN. 

“Temos a missão de construir uma carta dos ciclistas do Nordeste com propostas para a mobilidade ativa que vamos apresentar em setembro no Fórum mundial da Bicicleta em Brasília”, completa. 

Ciclo Comitê Popular do RN

O Ciclo Comitê Popular do RN é um grupo de cicloativistas que foi organizado durante a campanha presidencial de 2022, durante o PedaLula, onde ciclistas de todo o país pedalaram apoiando a candidatura do atual presidente Lula, que na época era candidato à presidência da república.

Em Natal, os ciclistas conseguiram realizar um dos maiores Pedalula do país, reunindo mais de 250 ciclistas em apoio ao ato. “Com o PedaLula fizemos um debate muito forte na cidade e conseguimos organizar uns dos maiores do país com mais de 250 ciclistas. Com a permanência dos comitês populares para fortalecer as bases, continuamos nos organizando e construindo atividades sobre política e mobilidade.”, explica Russo.

Ciclo Comitê Popular do RN | foto: cedida

“Nosso objetivo é contribuir com os debates de mobilidade e cobrar do poder público melhorias e campanhas de conscientização no trânsito.”, finaliza. 

Serviço: 

Evento: Fórum Nordestino da Bicicleta 

Data: de 29 de maio a 01 de junho

Horário: Conferir programação

Mais informações: @fnebici

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.