Governo deve inaugurar mais seis IERNs até o fim do ano
Natal, RN 21 de jun 2024

Governo deve inaugurar mais seis IERNs até o fim do ano

31 de maio de 2024
3min
Governo deve inaugurar mais seis IERNs até o fim do ano
Governadora anunciou data de entrega do IERN de Campo Grande - Foto: Raiane Miranda / ASSECOM

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Depois de Natal, o Rio Grande do Norte prepara a inauguração de mais seis unidades do Instituto de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN) até o final de 2024. A próxima a ser inaugurada é a de Campo Grande, em julho, mês em que o município celebra sua padroeira, Nossa Senhora Sant’Ana. 

A informação foi confirmada por Flaubert Torquato, subsecretário da Educação do Estado (Seec-RN).

“No início de julho, a programação é inaugurar Campo Grande, Jardim de Piranhas e Alexandria, e no mês de agosto inaugurar Tangará. E mais no finalzinho do ano, inaugurar Areia Branca e Santana do Matos. Então, a educação profissional do Rio Grande do Norte está em festa”, comemorou.

Na última quarta-feira (29), a governadora Fátima Bezerra (PT) fez uma visita de inspeção às obras da unidade em Campo Grande, que é vinculada à 11ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc).

A área de abrangência do IERN de Campo Grande compreende os municípios do Médio Oeste que, juntos, têm 39,2 mil habitantes, universo que aumenta para 60 mil se incluir a vizinha Caraúbas, localizada na Chapada do Apodi.

“Ao longo do tempo, plantamos muitas sementes aqui, voltadas para o desenvolvimento do município e da região. Agora, esta do IERN, que entregaremos em julho, é a maior das conquistas”, disse Fátima.

Cursos técnicos

Município que começou a ser colonizado nas primeiras décadas do século XVIII e que recebeu o nome de Campo Grande em referência às extensas campinas, preservou nesse tempo todo a vocação agropastoril.

O curso Técnico de Agroecologia integrado ao ensino médio, escolhido pela comunidade para ser ministrado a partir de 2025, está vinculado a esse potencial econômico. Também está em sintonia com as práticas da agricultura sustentável, com introdução de novas tecnologias na área rural. O outro curso escolhido é o de Técnico em Administração.

“Inicialmente o curso vai ser agroecologia, mas se amanhã for manutenção em energia eólica, técnico em mineração, em mecânica, se for rede de computadores, não haverá problema: já temos estrutura para isso”, disse a governadora.

Assim que for inaugurado, o IERN de Campo Grande vai disponibilizar para a população o curso subsequente de informática com duas turmas de 40 estudantes. O investimento total é de R$ 14 milhões.

A arquitetura dos IERNs é comum a todas as unidades. São 12 salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório multiuso, refeitório, quadra esportiva e ambientes de convivência. Também são dotados de painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica, e estação de tratamento de esgotos.

Em 20 de maio, já havia ocorrido a entrega do IERN Natal, localizado na avenida Capitão-Mor Gouveia, bairro Bom Pastor. A unidade conta com os cursos de Técnico em Redes de Computadores e Técnico em Química. As atividades iniciam com quatro turmas, totalizando 160 estudantes.

Ao todo, serão 12 unidades dos IERNs no estado, distribuídas em Natal, Touros, São José de Mipibu, Tangará, Santana do Matos, Jardim de Piranhas, Campo Grande, Alexandria, Umarizal, São Miguel, Mossoró e Areia Branca.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.