Mostra Macambira seleciona filmes potiguares produzidos por mulheres
Natal, RN 24 de mai 2024

Mostra Macambira seleciona filmes potiguares produzidos por mulheres

16 de maio de 2024
3min
Mostra Macambira seleciona filmes potiguares produzidos por mulheres
Inscrições vão até 21 de maio | foto: reprodução/ Mostra Macambira

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A 3ª edição da Mostra Macambira está com inscrições abertas até o dia 21 de maio e vai selecionar filmes produzidos e feitos por mulheres potiguares. A exibição será realizada de maneira presencial no Cinépolis Natal Shopping, entre os dias 20 e 21 de Agosto, e conteplerá curtas e longas produzidos por mulheres cis, trans, travestis, pessoas trans não-binárias, transmasculinas, de gênero fluido e outras identidades gênero-dissidentes. 

Estão aptos para a inscrição curtas-metragens com duração máxima de 20 minutos e longas-metragens com duração entre 70 e 100 minutos e que foram finalizadas a partir de janeiro de 2021. Na edição deste ano, serão exibidas três mostras: A Potiguar, com curtas e longas produzidos no Rio Grande do Norte; A Nacional, com produções nacionais; e Mostra com Acessibilidade, que tenham recursos de acessibilidade como Audiodescrição, Libras, Legendagem e/ou Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE).

Já a seleção, seguirá a temática “o direito ao sonho”, que contempla as profundas subjetividades de mulheridades e pessoas gênero-dissidentes, de modo a incorporar novas imagens ao campo do cinema. 

Mostra Macambira como marcador social de gênero 

A Mostra de Cinema de Mulheridades e Dissidentes de Gênero, que é feita por mulheres e produzida pela Salobra Filmes, Caninana Produtora e OXÊ, é pioneira em difundir e valorizar a produção de obras de mulheres potiguares. Surgindo no início de 2020, a Macambira tem o objetivo de difundir e debater, de maneira gratuita e não-competitiva, a produção cinematográfica brasileira dirigida por realizadoras. 

Com o intuito de semear um espaço simbólico para o fortalecimento estético-político e sendo um marcador social de gênero, a Mostra defende:

 “Queremos direcionar o olhar para filmes, nos formatos de curta e longa-metragem, que estão sendo realizados na contemporaneidade por perspectivas que historicamente foram subalternizadas e invisibilizadas no campo do cinema. E, com isso, auxiliar na fissura de um regime representacional que não contempla a nossa diversidade, levando em consideração também, de maneira interseccional, os atravessamentos de raça, etnia, sexualidade e território, dentre outros marcadores.”

Inscrições

De acordo com o regulamento do evento, é possível submeter filmes dos gêneros ficção, documentário, experimental e outros; Os filmes devem ser, obrigatoriamente, dirigidos por mulhereridades (cis, trans, travestis) e pessoas dissidentes de gênero, sendo necessário o preenchimento da Identidade Gênero da direção no campo correspondente; É vedada a inscrição de filmes dirigidos exclusivamente por homens cisgêneros, mas as co-direções são permitidas;

Para as produções que irão concorrer na categoria “Mostra Potiguar”, a direção deve ser assinada por realizadoras/es naturais e/ou domiciliadas/os/es no estado do Rio Grande do Norte há pelo menos 02 (dois) anos; As inscrições devem ser feitas exclusivamente. Leia o regulamento completo aqui.

Serviço

  • Macambira - Mostra de Cinema de Mulheridades e Dissidentes de Gênero 
  • Inscrições: até 21 de maio de 2024
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.