Mulheres do RN realizam sonho da maternidade com fertilização pelo SUS
Natal, RN 18 de mai 2024

Mulheres do RN realizam sonho da maternidade com fertilização pelo SUS

12 de maio de 2024
4min
Mulheres do RN realizam sonho da maternidade com fertilização pelo SUS
A manicure Elena Bezerra, com os dois filho I Foto: divulgação MEJC/ Ebserh

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Depois de um ano tentando engravidar, a manicure Elena Bezerra que tinha endometriose, uma das principais causas da infertilidade feminina. Foi aí que ela e o marido partiram para a “fertilização in vitro” (FIV). O tratamento, que pode variar de R$ 20 mil a R$ 50 mil por tentativa, foi todo realizado de graça pelo Centro de Reprodução Assistida (CRA) da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN), em Natal.

Em junho de 2017 fizemos punção, tive bons óvulos e conseguimos quatro embriões de boa qualidade. Implantamos dois e congelamos outros dois para uma futura gestação. Só tenho gratidão à Maternidade Januário Cicco e aos profissionais que ali estão. Matheus Eduardo me deu o título de mãe, meu tão amado filho chegou aos meus braços e me fez ser outra pessoa muito mais feliz”, comemora Elena.

Em 2022 o casal voltou ao CRA e a manicure engravidou do segundo filho, também por meio de fertilização in vitro. Alguns meses depois, nasceu Mathias Eduardo.

O CRA tem sido a salvação para quem deseja engravidar, mas não tem condições financeiras para bancar o tratamento nas clínicas particulares. O Centro oferece inseminação artificial, fertilização in vitro (FIV) e a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI), através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Joalice Vieira, de 42 anos, tentou engravidar durante dois anos, mas sem sucesso. Ela conseguiu realizar o sonho de ser mãe, juntamente com o esposo, através do procedimento da FIV, também realizada no Centro de Reprodução Assistida.

Joalice Vieira engravidou através de Fertilização In Vitro I Foto: divulgação MEJC/ Ebserh

Quando iniciamos os atendimentos sentimos que ali nós encontramos o acolhimento e apoio que a gente precisava. Até hoje lembro com muito carinho daquela equipe. Moramos no interior do Rio Grande do Norte e tínhamos que retornar todo dia para trabalhar, a equipe nos apoiou e conseguiu o horário mais cedo para as aplicações”, relembra.

Joalice engravidou de gêmeos, Ana Alice e Daniel, que nasceram prematuros extremos, com 25 semanas, por causa da gravidez de alto risco. Ana Alice não resistiu.

Daniel está perto de completar 4 anos e é a alegria da nossa casa. Não tenho palavras para agradecer a Deus e à equipe da Ebserh [Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares] por ter me dado a chance de viver esse milagre da vida”, agradece.

Foto: Anastacia Vaz I UFRN
Foto: Anastacia Vaz I UFRN

Acolhimento

Já em Santa Cruz, no interior do estado, o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN) oferece atendimento materno infantil para cerca de 30 municípios. A unidade tem índice de 98% de humanização na avaliação da Ebserh e indicadores relevantes de boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento, conforme os parâmetros preconizados pelo Ministério da Saúde.

Dentre os serviços oferecidos à mulher, possui suítes privativas no pré-parto, parto e pós-parto; cirurgias eletivas; ambulatório especializado; ultrassonografia 24 horas; cirurgia por alta frequência; mamografia com tecnologia avançada; cirurgias por videolaparoscopia; pré-natal de alto risco e leitos de gestação para o alto risco; além da assistência às mulheres e crianças vítimas de violência sexual; e UTI Neonatal.

Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN/Ebserh) I Foto: Mirella Lopes
Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN/Ebserh) I Foto: Mirella Lopes

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.