Natal reinicia vacinação contra dengue nesta segunda-feira, 13
Natal, RN 18 de mai 2024

Natal reinicia vacinação contra dengue nesta segunda-feira, 13

11 de maio de 2024
6min
Natal reinicia vacinação contra dengue nesta segunda-feira, 13
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) informou que irá reiniciar a vacinação contra a dengue para o público entre 10 e 14 anos a partir de segunda-feira (13), nas Unidades Básicas de Saúde. Na capital potiguar, cerca de 36 mil crianças e adolescentes estão aptas a receber o imunizante. 

A medida vem após o município de Natal ter recebido 2.510 doses do novo lote da vacina contra a dengue nesta última quinta-feira (9). O Rio Grande do Norte recebeu, na quarta (8), 5.430 novas doses, distribuídas entre 19 municípios.

Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), reforçou que a vacina se destina para a primeira dose do público-alvo ainda não vacinado.

“Essas vacinas estão sendo ofertadas para pessoas com idade entre 10 e 14 anos que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante. A partir do dia 19 de maio, crianças que começaram o esquema vacinal em fevereiro, quando iniciamos a vacinação aqui em Natal, estarão aptas a receber a segunda dose”, informou.

Veja critérios para se vacinar contra a dengue no RN

O esquema vacinal é composto por duas doses do imunizante Qdenga, vacina contra a dengue, com intervalo de três meses entre elas. Para se imunizar neste momento, é preciso:

  • ter entre 10 e 14 anos de idade;
  • procurar uma das unidades durante o período especificado para cada idade;
  • levar documento de identificação, cartão de vacinação e comprovante de residência em nome dos pais.

O público a ser vacinado em Natal deve procurar uma das Unidades Básicas de Saúde mais próximas da sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 15h.

Municípios que irão receber as doses

Natal - 2510
São Gonçalo do Amarante - 280
Macaíba - 240
Extremoz - 150
Parnamirim - 720
Mossoró - 930
Baraúna - 110
Apodi - 80
Upanema - 40
Tibau - 20
Governador Dix-sept Rosado - 40
Felipe Guerra - 20
Caraúbas - 60
Serra do Mel - 40
Areia Branca - 90
Messias Targino - 20
Grossos - 30
Janduís - 20
Campo Grande - 30

Mossoró

Em Mossoró, a Secretaria de Saúde comunicou os pontos onde a vacina está disponível para o público. Veja abaixo:

Centro Clínico Edgard Burlamaqui (Centro);
UBS Dr. Chico Costa (Santo Antônio);
UBS Dr. Lucas Benjamim (Abolição III);
UBS Chico Porto (Ouro Negro);
UBS Raimundo Renê (Boa Vista);
UBS Dr. José Leão (Alto da Conceição);
UBS Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel);
UBS Dr. Epitácio da Costa Carvalho (Pintos);
UBS Vereador Durval Costa (Walfredo Gurgel);
UBS Duclécio Antônio de Medeiros (Costa e Silva);
UBS Dr. Cid Salém (Abolição IV);
UBS Dr. Sueldo Câmara (Aeroporto);
UBS Francisco Pereira de Azevedo (Liberdade I);
UBS Vereador Layhre Rosado (Alto do Sumaré);
UBS Marcos Raimundo Costa (Belo Horizonte);
UBS Enfermeira Conchita da Escóssia Ciarlini (Abolição II);

As Unidades Básicas de Saúde no município funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Entenda

A vacinação contra a dengue havia sido suspensa por tempo indeterminado após o lote que tinha validade até 30 de abril chegar ao fim com todos os imunizantes aplicados.

A SMS de Natal estima que a capital potiguar aplicou ao menos 14 mil doses do imunizante, com o público alvo de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no último dia 2, Natal já possuía 1.742 casos de dengue confirmados só em 2024.

A capital possui 4.176 casos prováveis de dengue, como mostra o painel de monitoramento do Ministério da Saúde na manhã deste sábado (11).

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) havia recomendado a ampliação do público-alvo da vacina contra a dengue para que fosse estendida para 6 a 16 anos. Com isso, os municípios potiguares que ainda tinham doses da vacina contra a dengue, válidas até o dia 30, puderam ampliar o seu público de acordo com a situação de cada município.

Aumento de casos e primeiro caso de morte por dengue no RN

No último dia 19 de abril, a Sesap confirmou a primeira morte por dengue no estado em 2024. A vítima, uma mulher que morava no município de Itaú, no Alto Oeste Potiguar, faleceu no dia 21 de março por, de acordo com o laudo médico, “Dengue Hemorrágica e distúrbio hidroeletrolítico". Esse distúrbio ocorre quando se perde grandes quantidades de líquidos e eletrólitos. A informação foi confirmada pela família da vítima à imprensa local.

O Rio Grande do Norte enfrenta atualmente uma grande onda de casos de dengue e arboviroses, ou seja, doenças que são causadas por vírus transmitidos, principalmente, pelos mosquitos. Só nos primeiros meses de 2024, o estado superou o número de casos notificados para dengue em todo ano de 2023.

De acordo com boletim divulgado no último dia 7, o RN teve 19.012 mil casos notificados de dengue, sendo 2.980 confirmados e 4.698 descartados. Ao longo de todos os doze meses de 2023, a Sesap registrou 12.048 ocorrências. No ano passado ocorreram três mortes por dengue, ao longo de todo o ano.

Reprodução/Sesap.

A situação no Brasil também não é das mais favoráveis. O Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde neste sábado (11) mostra que o país já ultrapassou quatro milhões de casos de dengue registrados em 2024, com 4.603.825 de casos prováveis da doença.   

Saiba+
Sem estoque, vacinação contra dengue é suspensa em Natal
Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; veja situação no RN

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.