Natal sedia Jogos Universitários e reúne atletas de 14 estados neste fim de semana
Natal, RN 22 de jun 2024

Natal sedia Jogos Universitários e reúne atletas de 14 estados neste fim de semana

31 de maio de 2024
1min
Natal sedia Jogos Universitários e reúne atletas de 14 estados neste fim de semana
Equipe de cheearleading da Atlética Midiática, do Departamento de Comunicação Social da UFRN | foto: Davi Sansão

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A partir desta quinta-feira (30) até o próximo domingo (2), Natal sediará a segunda edição dos Jogos Universitários Brasileiros-Atléticas, com cerca de dois mil estudantes de 14 estados do país, que competem em 16 modalidades esportivas no estado. Os jogos são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), e reúne 74 Atléticas, que são agremiações formadas em cursos de graduação com o objetivo de integrar os estudantes à vida acadêmica, por meio do esporte, em todo o país. 

O total de participantes em 2024 é mais que o dobro do registrado na edição inaugural, no ano passado, em Maceió, que reuniu 900 universitários de 53 Atléticas. Para esta edição, chegaram em Natal, atletas universitários de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Os atletas potiguares também participam da competição em diferentes modalidades, como cheerleading, natação e xadrez.

Já as modalidades da competição deste ano serão 16 no total, sendo: basquete 3x3, basquete, beach tennis, cabo de guerra, cheerleading, desafio de bateria, futebol 7, futsal, futevôlei, handebol, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei 4x4 misto, vôlei de praia e xadrez.

Pódio Nordestino

Em 2023, o pódio geral da competição foi 100% nordestino, com a grande campeã sendo a atlética Halterada, da Universidade de Pernambuco (UPE). Em seguida, a Akademus, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e a Fortuna, da Universidade Regional do Cariri (URCA), na sequência. Na competição desde ano, 13 agremiações potiguares estão confirmadas nas disputas, sendo elas: Basileia – UNIRN; Lendária – UFRN; Olímpia – UFRN; Engrenada – IFRN; Frenéticos – UniNassau; Gloriosa – UFRN; Impetuosa – UFRN; Midática – UFRN; Potigarra – UFRN; Psicodélica – UFRN; Predadora – UFRN; Tirana – UFRN; Cactus – UNIRN.

As competições do evento estão acontecendo em diversas praças esportivas da capital, como o Aeroclube do Rio Grande do Norte, o Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UniRN), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Ginásio DED e também o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), além da  Escola de Governo.

CBDU solidário

A Confederação Brasileira de Desporto Universitário vai arrecadar doações das atléticas participantes para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, que passam pela maior tragédia ambiental da história do estado. Alguns itens arrecadados são água mineral, comida, kits de higiene pessoal e produtos de limpeza. Até o momento, o RS tem 169 mortos, 44 desaparecidos e mais de 600 mil desabrigados devido as enchentes no estado.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Atléticas são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário e pela Federação Norteriograndense de Desporto Universitário (FNDU) em parceria com a Subsecretaria de Esporte do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Ministério do Esporte.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.