Pinacoteca do Estado recebe a 22° Semana dos Museus
Natal, RN 30 de mai 2024

Pinacoteca do Estado recebe a 22° Semana dos Museus

14 de maio de 2024
3min
Pinacoteca do Estado recebe a 22° Semana dos Museus
Pinacoteca do Estado | Foto: Giovanii Sergio

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A 22° Semana Nacional de Museus começou nesta segunda-feira (13) em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, a Pinacoteca do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária de Cultura e da Fundação José Augusto (FJA), é quem vai receber o evento. A programação, que é gratuita, contará com uma série de encontros nesta terça-feira (14), na próxima quinta (16) e também no sábado (18), data que é comemorado o Dia Internacional dos Museus.

A Semana Nacional de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (Minc) e consiste em uma temporada cultural que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Todos os anos o Ibram define uma temática diferente para a edição da vez e os museus que participam do evento definem uma programação cultural com base no tema definido. 

O tema da edição de 2024 é:  “Museus, Educação e Pesquisa” e apresenta uma reflexão sobre a atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa. Por promoverem um ambiente enriquecedor aos visitantes, comunidade, pesquisadores, estudantes e professores, os museus que participam da semana, vão promover exposições interativas, visitas acompanhadas, oficinas e palestras, entre outras propostas. Essas instituições estimulam a disseminação do conhecimento de forma prática, abrangente e convidativa. 

No RN, a programação da Pinacoteca do Estado, vai contar com exposições e palestras do artista João Oliveira, que vai trazer a exposição e dissertação do mestrado: “Memórias do Mar: entre fotografias, derivas e imaginários”. Além das visitas guiadas, às mesas redondas, que discutirão a importância da Pinacoteca do Estado e o papel dos museus, também fazem parte da programação. 

Confira a programação completa: 

  • 14/05/2024 (terça-feira) – 10h às 12h30 – Palestra – Defesa da dissertação de mestrado de João Oliveira “Memórias do Mar: entre fotografias, derivas e imaginários”, com as professoras Lisabete Coradini, Francisca Miller e Fabiana Bruno.
  • 16/05/2024 (quinta-feira) – 17h30 às 19h30 – Visita Mediada à exposição “Memórias do Mar”, com o artista João Oliveira e a equipe de curadoria e montagem.
  • 18/05/2024 (sábado) – 10h às 11h – Mesa Redonda “Acervo Em Movimento: Ações e Perspectivas”, com João Natal e Fabíola Alves. O acervo da Pinacoteca é um importante patrimônio do Estado. Neste sentido, a mesa apresenta à discussão ações e estratégias que movimentam o acervo, tornando-o acessível e disponível à sociedade.
  • 18/05/2024 (sábado) – 11h30 às 13h – Mesa Redonda “Da Universidade ao Museu: Pesquisa e Formação em Curadoria”, com Fabíola Alves, Mariana do Vale, Dhomícia Nunes, Maria Cabral.
  • 18/05/2024 (sábado) – 19h às 21h – Visitação e encerramento da exposição “Memórias do Mar” e nova sessão de autógrafos do fotolivro “Sal e Mangue” de João Oliveira.

SERVIÇO: 22ª Semana Nacional dos Museus | Pinacoteca do Estado

️ 14, 16 e 18 de maio de 2024 (terça, quinta e sábado) – Entrada franca.

 Palácio Potengi | Pinacoteca do Estado – Praça Sete de Setembro. Cidade Alta. Natal (RN).

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.