Praças do Centro Histórico de Natal vão passar por requalificação
Natal, RN 19 de jun 2024

Praças do Centro Histórico de Natal vão passar por requalificação

28 de maio de 2024
3min
Praças do Centro Histórico de Natal vão passar por requalificação
Na Cidade Alta, Praça André de Albuquerque é um dos locais na lista | Foto: Marcos Elias de Oliveira Júnior / https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=112266227

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ex-vereador de Mossoró e ex-secretário municipal de Natal, João Gentil, é o novo superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio Grande do Norte, órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Nesta segunda (27), Gentil já participou de uma reunião com o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal. Em pauta, o planejamento da requalificação de praças históricas em Natal.

“Eu acredito que nós devemos transformar o Iphan num instituto mais simpático à população, se aproximar cada vez mais da sociedade e não ser só apenas um órgão fiscalizador e licenciador, e sim enaltecer a história, o patrimônio tanto de Natal e de todo o estado do Rio Grande do Norte”, defende o novo superintendente.

Na reunião desta segunda, a Superintendência estadual do Iphan apresentou à governadora Fátima Bezerra (PT) a aprovação dos projetos das praças Augusto Severo, André de Albuquerque e Dom Vital, localizadas em Natal, obras com recursos do Programa de Aceleração de Crescimento – PAC Cidades Históricas.

Acompanhado pelo superintendente da Caixa Econômica Federal, Tiago Pereira, João Gentil entregou os pareceres do projeto de conclusão das três praças que propiciará a liberação dos recursos necessários à obra pela Caixa Econômica Federal. Diante da dotação orçamentária e parecer técnico da CEF, o Governo do Estado publicará o edital de convocação de empresas para execução das obras restantes nas três praças históricas.

O secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho informou que, após as aprovações dos órgãos federais, o Governo do Estado publicará os editais de convocação das empresas para conclusão das praças em junho e ordem de serviço no mês de julho.

Foto: Sandro Menezes/Assecom-RN

Além de apresentar a aprovação dos projetos das três praças, o superintendente do Iphan anunciou ainda a obra na restauração da Arquidiocese de Natal, prédio localizado no Sítio Histórico, que terá também lançamento de edital para execução da restauração.

A requalificação do Centro Histórico natalense, com recursos no valor de R$ 9, 4 milhões, foi realizada a partir de 2014 em seis praças: Sete de Setembro; Praça do Estudante; Praça das Mães; José da Penha; Pe. João Maria; Largo do Memorial Câmara Cascudo. As praças Augusto Severo; André de Albuquerque; e Dom Vital aguardam edital para conclusão das obras.

João Gentil é ex-secretário de meio ambiente e urbanismo na gestão do ex-prefeito Francisco José Júnior, em Mossoró. Em 2016, foi eleito vereador da capital do Oeste, tendo se licenciado em 2020 para uma curta passagem de dois meses como secretário de esporte e lazer de Natal, sob a gestão de Álvaro Dias (Republicanos). Neste ano, a Rede, com a sua condução, vai apoiar a pré-candidata do PT à Prefeitura de Natal, Natália Bonavides.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.