PT ainda não fechou candidatura à Prefeitura de Mossoró
Natal, RN 24 de mai 2024

PT ainda não fechou candidatura à Prefeitura de Mossoró

14 de maio de 2024
3min
PT ainda não fechou candidatura à Prefeitura de Mossoró
Foto: João Gilberto

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O PT tem feito um processo específico para definir os seus pré-candidatos e alianças à prefeitura nas cidades com mais de 100 mil eleitores que, no caso do Rio Grande do Norte, envolve somente Natal, Mossoró e Parnamirim.

Nesta segunda-feira (13), a Comissão Executiva Nacional do partido homologou mais 31 nomes de candidatos a prefeito que serão lançados ou apoiados pela sigla nas cidades com mais de 100 mil eleitores, chegando a um total de 95 municípios com candidaturas homologadas para indicação à Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV). Na lista, já aparecem Natália Bonavides, em Natal, e Professor Eron, em Parnamirim. Mossoró, com 184.488 eleitores de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segue de fora.

Lá, o PT chegou a lançar a deputada estadual Isolda Dantas como pré-candidata à prefeita no final de outubro de 2023, ou seja, há quase sete meses. Passado todo esse período, contudo, a pré-candidatura ainda não foi para a rua. Em 2020, Dantas concorreu ao Palácio da Resistência e ficou em terceiro lugar com 5,86% dos votos, atrás de Rosalba Ciarlini e do eleito Allyson Bezerra.

Com os rumores sobre sua possível desistência a uma nova postulação, a parlamentar foi às redes sociais nesta segunda (13) e disse que não houve anúncio sobre desistência da pré-candidatura do PT à Prefeitura de Mossoró. Mas aproveitou para elogiar a pré-candidatura de Lawrence Amorim (PSDB), presidente da Câmara Municipal que recentemente rompeu com Allyson e deve disputar contra o atual prefeito. 

“Quanto à pré-candidatura de Lawrence, o PT e a federação Brasil da Esperança veem como positiva para a construção do projeto de oposição. Seguimos na luta por Mossoró”, informou.

Um dos objetivos da deputada em Mossoró é eleger sua assessora Plúvia Oliveira como vereadora. Há quatro anos, Plúvia também foi candidata, recebendo prioridade do diretório municipal, mas foi surpreendida pela sindicalista Marleide Cunha, que acabou se elegendo.

Natal e Parnamirim

Na capital potiguar, Natália Bonavides teve a decisão municipal para sua pré-candidatura à Prefeitura em 27 de outubro do ano passado por unanimidade no diretório. Em 5 de maio deste ano, a Comissão Executiva Nacional do PT chancelou a decisão. Já o PT de Parnamirim confirmou o nome do Professor Eron em 2 de março deste ano, com decisão referendada pela Nacional do partido em 5 de maio. Vai ser a volta da sigla às disputas para o Executivo na terceira maior cidade do estado, que não acontecia desde 2004. Neste período, o PT sempre apoiou candidaturas de outros partidos.

Homologações

Entre os 95 candidatos definidos nacionalmente, 11 são de outras siglas. É o caso, por exemplo, da capital São Paulo, onde Guilherme Boulos (PSOL) terá a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) como candidata a vice.

Há ainda quatro aliados do MDB e dois do União Brasil. PSB, PDT, Republicanos, PSOL e PV têm um candidato cada apoiado pelo PT em cidades com mais de 100 mil eleitores.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.