Quer paz para ler? Confira espaços de leitura abertos ao público em Natal
Natal, RN 28 de mai 2024

Quer paz para ler? Confira espaços de leitura abertos ao público em Natal

3 de maio de 2024
1min
Quer paz para ler? Confira espaços de leitura abertos ao público em Natal
Corredor da Biblioteca Central Zila Mamede, da UFRN I Foto: reprodução redes sociais

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Todo mundo sabe sobre a importância da leitura para o desenvolvimento do ser humano. Mas, num mundo no qual as maiores empresas de tecnologia do mundo investem 'zilhões' na disputa de cada segundo da nossa atenção, fica cada vez mais complicado educar mente e corpo a seguir um ritmo um pouco mais lento, favorecendo a concentração. Além disso, para quem não pode contar com um lugar confortável, seguro e silencioso, desenvolver ou manter o hábito da leitura se torna ainda mais difícil.

Pensando na necessidade que todos nós temos de encontrar um ambiente saudável para a leitura, a Agência SAIBA MAIS fez o levantamento de algumas bibliotecas abertas ao público que podem ser o espaço de apoio ideal para uma boa leitura. Bora lá?!

Potengi

Dentro do Campus Avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Natal, há uma biblioteca que funciona de segunda a sexta, das 7h15 às 21h, com direito a wi-fi e sala de estudo em grupo e individual. O local também possui um miniauditório e um acervo com 18 mil exemplares, além do setor de materiais especiais.

Empréstimos são permitidos apenas a pessoas matriculadas na instituição, mas o espaço pode ser utilizado por qualquer pessoa. A biblioteca fica na Avenida Dr. João Medeiros Filho, 3319, no Potengi, Zona Norte de Natal.

Além da unidade em Natal, a UERN também conta com a Biblioteca Central Reitor Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, mais duas unidades em Mossoró e nas cidades de Assú, Pau dos Ferros, Patu e Caicó.

Serviço | Biblioteca do Campus Avançado da UERN Natal
Endereço | Avenida Dr. João Medeiros Filho, 3319, Potengi
Funcionamento | de segunda a sexta, das 7h15 às 21h
Mais informações | https://www.uern.br/biblioteca/default.asp?item=biblioteca-apresentacao

Biblioteca do Campus Avançado da UERN Natal I Fotos: divulgação

Rocas

Já no bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal, nós encontramos a Indústria do Conhecimento: Biblioteca Virgílio Urbano de Araújo, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com exceção dos feriados e pontos facultativos.

A unidade é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal do Natal, através da Secretaria Municipal de Educação, com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e intermediação do Serviço Social da Indústria (SESI/RN).

O local possui instalação de equipamentos de audiovisual, informática, acervo com 1500 livros, CDteca, Gibiteca, Jornais, Revistas, Periódicos locais e de circulação nacional, Data Show e Som. A direção costuma realizar eventos, como a Maratona Literária, Semana do Cérebro (Instituto do Cérebro/UFRN), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Instituto Santos Dumont/Instituto Internacional de Neurociência), o Projeto: Tem Peixe na Praça (com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN), o Encontro com Escritores, além de trabalhos voltados para a valorização da cultura local, folclore, pintura, poesia, inclusão digital, curso de idiomas, feira de artesanato e até Chá Literário com Idosos.

Serviço | Indústria do Conhecimento: Biblioteca Virgílio Urbano de Araújo, Rocas (em frente ao Hospital dos Pescadores)
Endereço | Avenida Duque de Caxias, 100
Funcionamento | de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos.
Mais informações | (84) 3211 4690

Biblioteca Virgílio Urbano de Araújo, nas Rocas I Foto: Fiern/ SME

Cidade Alta

Localizada na Rua Câmara Cascudo, 434, no bairro da Cidade Alta, a Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira fica dentro do prédio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

O local funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, e além do acervo e atividades literárias, também é disponibilizada internet wi-fi e espaço para estudo para os visitantes.

Serviço | Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira
Endereço | Rua Câmara Cascudo, 434, Cidade Alta
Funcionamento | de segunda a sexta, das 8h às 14h

Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira fica dentro do prédio da Funcarte I Foto: Alex Régis
Área interna da Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira I Foto: Funcarte

Outro espaço confortável, climatizado, com acesso à internet e aberto ao público em Natal, e também localizado na Cidade Alta, é a Biblioteca do Sesc da Avenida Rio Branco. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

O Sesc também possui bibliotecas em Caicó (segunda-feira à sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h) e Mossoró (segunda-feira à sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h), além das bibliotecas escolares nas unidades de ensino.

Serviço | Biblioteca do Sesc da Avenida Rio Branco
Endereço | Avenida Rio Branco, Cidade Alta (na descida para a Ribeira)
Funcionamento | segunda-feira à sexta-feira, das 08h às 17h.
Mais informações | https://sesc.i10bibliotecas.com.br/

Sesc da Avenida Rio Branco I Imagem: divulgação Fecomércio
Biblioteca do Sesc da Avenida Rio Branco I Imagem: Fecomércio

Petrópolis

Localizada na Rua Potengi, 535, em Petrópolis, a Biblioteca Estadual Câmara Cascudo abre de segunda a sexta, das 9h às 17h.

A biblioteca, que fica ao lado do Colégio Atheneu, estava fechada desde 2012 e foi reaberta em 2021 após uma grande reforma, que garantiu climatização e adaptação de sua estrutura para garantir acessibilidade aos visitantes.

No local é possível consultar um acervo de 100 mil títulos entre livros, revistas, documentos e outras publicações. A Biblioteca Câmara Cascudo também possui obras raras, como as primeiras edições de autores como Câmara Cascudo (História da Alimentação), Nei Leandro de Castro e Marize Castro. 

Serviço | Biblioteca Estadual Câmara Cascudo
Endereço | Rua Potengi, 535, em Petrópolis (ao lado do Colégio Atheneu)
Funcionamento | de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Mais informações | https://www.instagram.com/bibliocamaracascudo/

Biblioteca Estadual Câmara Cascudo I Foto: divulgação
Área interna da Biblioteca Estadual Câmara Cascudo I Foto: divulgação

Lagoa Nova

A Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) fica no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O espaço possui ambiente climatizado e espaços para estudo individualizado e em grupo. Assim como outras bibliotecas, os empréstimos só são permitidos para pessoas matriculadas na instituição, porém, a consulta no local e o uso dos espaços de estudo são abertos à população.

A BCZM costuma funcionar num horário bem extenso, que vai de segunda à sexta das 7h30 às 22h e aos sábados de 8h ao meio dia. Mas, por causa da greve dos servidores federais, a biblioteca está funcionando em horário reduzido, apena de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.

Serviço | Biblioteca Central Zila Mamede – UFRN
Endereço | Campus Central da UFRN, Lagoa Nova
Funcionamento | de segunda a sexta, das 7h30 às 17h (horário reduzido)
Mais informações | https://www.instagram.com/bczm_ufrn/

BCZM I Foto: reprodução redes sociais
Área de estudos individuais da BCZM I Foto: reprodução redes sociais

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.