Afronte: Festival de Cinema promove cultura negra e LGBT em Natal
Natal, RN 20 de jun 2024

Afronte: Festival de Cinema promove cultura negra e LGBT em Natal

10 de junho de 2024
4min
Afronte: Festival de Cinema promove cultura negra e LGBT em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Durante os próximos dias 28, 29 e 30 de junho, o Festival de Cinema “Afronte”, dedicado a promover a diversidade sexual, racial e de gênero, acontecerá pela terceira vez, sendo essa, no Museu Complexo Cultural Rampa, em Natal. O Festival de Cinema da Diversidade Sexual, Racial e de Gênero ou “AFRONTE”, é uma realização da Caboré Audiovisual, coletivo e produtora independente de cinema, e vai contar com exibição de filmes, masterclass e oficinas, que já estão com as inscrições abertas.

O evento conta com a curadoria de Rosy Nascimento, André Santos, Vitória Real e Teresa Duarte. Já a apresentação fica por conta de Vênus de Moraes. Segundo o festival, a mostra já conta com mais de 200 filmes inscritos, sendo eles nacionais e potiguares. 

A Masterclass, ou “Direção de Atores”, vai acontecer no dia 29, a partir das 14h, e será apresentada pela atriz, diretora e preparadora de elenco Márcia Lohss. A atividade tem o objetivo de refletir sobre direção de elenco, estudando sobre os fundamentos básicos do sistema Stanislavski e decodificando a linguagem para que seja funcional e prática para toda a composição de uma cena.

Já as oficinas serão duas, a primeira, em (28) de junho, das 14h às 18h, terá o tema “Escrita para o Roteiro Audiovisual”, e será ministrada pelo Mestre em Comunicação Matheus Arruda. No dia 29, das 9h às 13h, é a vez do roteirista e diretor Henrique Arruda, em parceria com o MarteLAB, ministrar a oficina de Direção de Arte: “Vou pintar um arco-íris de energia”. Essa atividade será exclusiva para o público LGBTQIAP+, mulheres e pessoas negras ou indígenas.

Além da exibição dos filmes e todas as oficinas, o festival também vai receber a Feira do Kbeça, com barracas de comerciantes locais.

Para se inscrever no festival, basta clicar aqui

Conheça o Afronte

Acontecendo pela primeira vez em 2019 e continuando até então, O AFRONTE é responsável pela difusão e exibição de curtas-metragens nacionais e potiguares, focando em obras realizadas por mulheres, pessoas negras e indígenas e a comunidade LGBTQIAP+ potiguar. Além disso, o festival também aceita inscrições de obras realizadas por pessoas que não pertençam a esses determinados grupos, mas para isso, a equipe da produção precisa conter diversidade de gênero, racial e sexual, com a narrativa da obra também abordando pautas dessas minorias sociais.

Já a programação do festival, conta com mostras competitivas e não-competitivas de curta-metragem e diversas outras atividades formativas como palestras, masterclass e oficinas. Vale mencionar que toda a programação do festival é oferecida gratuitamente.

“Nossa intenção é compor diferentes mostras com uma diversidade de realizadores e/ou temáticas que contemplem a diversidade de gênero, racial e sexual, reforçando nossa multiplicidade de vivências e a constante necessidade da representatividade dentro e fora das telas.”, defende a realização do evento

O III AFRONTE - Festival de Cinema da Diversidade Sexual, Racial e de Gênero é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco do Nordeste, e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto e Secretaria Extraordinária de Cultura através da Lei Paulo Gustavo.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.