Ahayá de Rua chega à 7ª edição em Potilândia com festa junina e forró
Natal, RN 18 de jul 2024

Ahayá de Rua chega à 7ª edição em Potilândia com festa junina e forró

13 de junho de 2024
1min
Ahayá de Rua chega à 7ª edição em Potilândia com festa junina e forró
Festa será nesta sexta (14) e sábado (15); entrada é gratuita mediante doação de 1kg de alimento | Foto: Luana Tayze

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Um dos festejos que movimenta o São João em Natal, o Ahayá de Rua inicia nesta sexta-feira (14) e vai até o sábado (15) em Potilândia, zona sul da capital. É a sétima edição do evento, que busca realizar mais uma festividade junina popular, preservar e reinventar a memória cultural em torno do arraiá popular de rua.

A festa acontece na Rua do Mercúrio e o acesso é gratuito, mediante a doação de 1kg de alimento. Em mais um ano, o Ahayá abre espaço para toda a família, celebrando os laços comunitários através dos tradicionais símbolos juninos. A capacidade do espaço é limitada, então é importante que o público chegue cedo para conferir todas as atrações.

Haylene Dantas, idealizadora do projeto, diz que quando começou o Ahayá, lá em 2017, não dava para imaginar a dimensão que ele tomaria hoje. A festa foi realizada como uma iniciativa independente em suas primeiras edições, entre 2017 e 2019, e no formato virtual em 2020 por conta da pandemia. A partir de 2022, voltou para seu local tradicional.

“Ele [Ahayá de Rua] começou num desejo principalmente de fazer um festejo para meu filho vivenciar isso, para os amigos próximos vivenciarem, uma vez que eu nasci e cresci ali na Potilândia e sempre tive essa referência de festejo junino, com o antigo Arraiá da Esmeralda. E ele começou despretensioso na frente da casa dos meus pais, ali na Rua do Mercúrio, onde ainda persiste hoje o Ahayá, mas eu não tinha intenção da dimensão que ele ia tomar que tem os dias de hoje”, conta Haylene.

Para a produtora cultural, este é o projeto em que ela deu seu nome, sua identidade e conta com muito da sua essência.

“Ele fala muito sobre o que eu acredito, que são as tradições, onde a gente vê muito da história do nosso pertencimento. É o projeto do meu coração, dos meus sonhos”, diz. 

Os desafios, no entanto, não fogem do roteiro. Para contornar as dificuldades, nada como o apoio da própria comunidade que vive em Potilândia.

“Tem muitos desafios, mas como também é um evento que traz uma visibilidade importante para o bairro, que faz girar uma economia do bairro, ele tem um acolhimento muito importante. E sem esse acolhimento, não era possível a gente realizar como a gente realiza hoje”, aponta Haylene Dantas.

Programação

O evento contará com uma estrutura com decoração especial, praça de alimentação e uma programação que promete encantar os amantes das festas juninas: cortejo do Boi Esmeralda; Tiquinha Rodrigues & convidadas; o forró das antigas da Banda Circuito Musical e da cantora Duda Pereira; Caçuá de mamulengo; Gisele Alves, com o balanço da sua sanfona; Luiz Fidelis – compositor de mais de 200 canções gravadas por grandes nomes como Elba Ramalho, Dominguinhos e Xand Avião, que interpreta as suas músicas com uma presença de palco marcante – e Zé Hilton Sanfoneiro.

O aHAYá de Rua 2024 é uma realização da HD Produções, e conta com o patrocínio da Prefeitura de Natal, através do Programa Djalma Maranhão, UnP e Unimed Natal, além do apoio cultural da Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura, Governo do RN, Sistema Fecomercio, por meio do SESC RN, O Boticário e Cachaça Samanaú.

SERVIÇO

aHAYá de Rua

Dias 14 e 15 de junho

Rua do Mercúrio – Potilândia (Acesso pela Rua da Esmeralda) | Acesso gratuito (mediante a doação de 1kg de alimento não perecível)

PROGRAMAÇÃO

Dia 14 de junho (SEXTA-FEIRA) 

17h – Concentração Boi da Esmeralda

 – Cortejo do Boi Esmeralda

 – Tiquinha Rodrigues & Convidadas

 – Circuito Musical 

– Quadrilha Improvisada

  – Duda Pereira  

* Nos intervalos entre as apresentações – DJ Íguia

Dia 15 de junho de 2024 (SÁBADO) 

 18h – Caçuá de Mamulengo (programação infantil)

 – Gisele Alves

 – Luiz Fidelis

  – Zé Hilton do Acordeon

* Nos intervalos entre as apresentações – DJ Opa Bruno

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.