Ato unificado de greve na educação ocorre em Natal nesta terça
Natal, RN 20 de jun 2024

Ato unificado de greve na educação ocorre em Natal nesta terça

11 de junho de 2024
3min
Ato unificado de greve na educação ocorre em Natal nesta terça

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Sindicato Estadual dos trabalhadores em educação do Ensino Superior do Rio Grande do Norte (Sintest/RN) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) realizam, nesta terça-feira, 11, um ato unificado de greve da educação, a partir das 8h, com concentração na Praça 7 de Setembro, localizada em frente à Assembleia Legislativa do RN (ALRN), na Cidade Alta, em Natal. A manifestação ocorre no mesmo dia da 6ª reunião da Mesa Específica e Temporária de negociação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com as representações sindicais dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs).

O Ato Unificado foi uma deliberação dos Comandos Locais de Greve do SINASEFE e do SINTEST-RN, do Coletivo de Professores Democratiza UFRN (grupo de oposição ao ADURN-Sindicato, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e do movimento estudantil.

“Vamos fazer esse ato unificado porque entendemos que é uma forma de pressionar o governo. Pois estamos precedendo a uma mesa Nacional de Negociação que vai acontecer em Brasília, no Ministério de Gestão, juntamente com o MEC . Então, a Fasubra está orientando todos os sindicatos de base a fazerem as suas atividades, de preferência em conjunto, para que a gente possa colocar mais pressão e fortalecer mais ainda a luta para que o governo compreenda de uma vez por todas a importância das universidades, a importância do serviço público, a importância dos servidores públicos e das instituições que possa, de fato, apresentar uma proposta a bom termo amanhã. Essa é nossa expectativa”, ressalta Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da Fasubra-Sindical, da qual o Sintest é filiada.

O ato unificado da greve em Natal faz parte da jornada de lutas dos servidores da educação federal, que reivindicam a recomposição do orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior, a reestruturação das carreiras, reajuste salarial que atenda às demandas da categoria e a revogação das medidas prejudiciais aos serviços públicos, principalmente dos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro.

Nesta segunda (10) foi realizado um ato, "uma pressão em frente ao Palácio do Planalto, porque o presidente Lula vai receber todos os reitores das universidades brasileiras e também os diretores dos institutos federais. Então a gente espera que nessa reunião ele já comece a sinalizar que amanhã nós teremos uma proposta honrosa, porque até agora não tivemos nada e não podemos aceitar que em 2024 nós fiquemos com zero de reajuste”, defende Pimentel.

Os servidores técnico-administrativos da UFRN estão em greve desde o dia 14 de março de 2024 e os professores desde 22 de abril. Já os professores e técnico-administrativos do IFRN deflagaram o movimento paredista no dia 03 de abril.

Serviço
O quê? Ato unificado de greve
Quando? Terça-feira, 11 de junho, a partir das 8h
Onde? Praça 7 de setembro - Cidade Alta

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.