Audiência pública vai debater situação dos entregadores por app em Natal
Natal, RN 19 de jun 2024

Audiência pública vai debater situação dos entregadores por app em Natal

7 de junho de 2024
3min
Audiência pública vai debater situação dos entregadores por app em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Falta da transparência das plataformas de delivery e ausência de políticas públicas efetivas para garantir a segurança dos trabalhadores por aplicativo. Essas são algumas das questões acerca do trabalho por app que os entregadores enfrentam diariamente, inclusive em Natal. Por isso, a categoria se reúne, na próxima sexta-feira, 14, às 9h, na audiência pública “A situação dos entregadores por aplicativo em Natal”, que acontece na Câmara Municipal, no bairro Tirol.

O presidente da Associação de Trabalhadores de Aplicativos por Moto e Bike (ATAMB), Alexandre Silva, ressalta que há uma insatisfação da categoria com a falta de amparo aos entregadores por aplicativo – como, por exemplo, em casos de acidente. 

“Os entregadores, por si só, arcam com todos seus prejuízos, com os materiais, para estar trabalhando. Aplicativo nenhum arca com acidente, com danos, com sua moto ou com pertences quando são furtados. Então essa transparência, esse vínculo trabalhista, a gente não tem com as empresas”, afirma. “São muitas dessas situações que têm acontecido aqui em Natal, e esses aplicativos não estão nem aí.”

Outra questão é a do ponto de apoio para entregadores por app, que ainda não foi construído em Natal. Há ainda uma reivindicação dos entregadores para uma faixa destinada à categoria, visando a segurança no trânsito daquelas pessoas que trabalham, principalmente, com moto e bicicleta, explica Silva.

“Hoje, ainda não temos um ponto de apoio aqui em Natal, que tem em outras cidades e seria beneficente para os entregadores para estar comendo uma refeição digna, recarregando o telefone e até aguardar uma corrida em um lugar seguro. E ainda uma faixa compartilhada – aqui em Natal se fala que não tem estrutura para fazer uma faixa como tem em São Paulo, a faixa azul, uma faixa exclusiva pros empregadores, mas poderíamos usar a faixa compartilhada de ônibus para trabalhadores de aplicativo como um todo. Um local para andar em Natal com segurança, sem correr riscos transitando entre carros”, defende.

O presidente da ATAMB pontua, ainda, que a Prefeitura poderia oferecer, por exemplo, cursos de direção defensiva, visando treinar a categoria que trabalha com moto e bicicleta, para evitar acidentes no trânsito.

“Por esses motivos, é importante que a categoria tenha essa audiência pública, justamente para estar colocando as dificuldades do seu dia a dia e tantas dificuldades que temos na nossa cidade, como da insegurança”, complementa.

Serviço

O quê? Audiência Pública: A situação dos entregadores por aplicativos em Natal
Quando? Sexta-feira, 14/06/2024, às 9h
Onde?  Plenário da Câmara Municipal de Natal (Rua Jundiaí, nº 546, Bairro Tirol)
Iniciativa: Mandato do vereador Daniel Valença (PT)

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.