Campanha de vacinação antirrábica inicia em Natal; veja locais
Natal, RN 25 de jun 2024

Campanha de vacinação antirrábica inicia em Natal; veja locais

11 de junho de 2024
4min
Campanha de vacinação antirrábica inicia em Natal; veja locais
Dia D será em 17 de agosto. Foto: Andre Borges

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Prefeitura de Natal iniciou a Campanha de Vacinação Antirrábica 2024 e a imunização para cães e gatos nesta segunda-feira, 10, seguindo até 31 de agosto. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) oferece as vacinas no esquema porta a porta e também nos pontos fixos de vacinação distribuídos na capital potiguar. O Dia D acontece em 17 de agosto, quando a campanha será intensificada.

“A vacinação contra a raiva é de extrema importância para manter os animais protegidos contra a doença e evitar casos graves que podem levar inclusive à morte e a transmissão para humanos. Então convidamos os tutores a procurarem um dos pontos para manterem a saúde do seu animal de estimação em dia.”, declarou Chilon Batista, secretário de Saúde de Natal.

A vacinação na modalidade porta a porta acontece a partir da equipe de Agente de Combate às Endemias (ACE), que percorre bairros selecionados para realizar a imunização da população animal. 

“Estamos iniciando a vacinação porta a porta por bairros que possuem um maior adensamento animal. A intenção é que essa estratégia seja ampliada durante a campanha para os outros locais da cidade”, ressaltou Jan Pierre Araújo, chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses da SMS Natal.

Quais animais podem se vacinar?

De acordo com a SMS, a vacina está disponível para:

Cães e gatos sadios com idade a partir de três meses que não tenham feito nenhum tratamento farmacoterápico nos últimos 30 dias;

Animais que ainda não tenham recebido a vacina antirrábica no ano de 2024.

Casos de raiva em morcegos

Até maio de 2024, foram notificados seis casos de morcegos positivos para o vírus da raiva em Natal. Segundo a SMS, isso serve de alerta, pois esses animais estão cada vez mais domiciliados, convivendo mais próximos do ser humano e consequentemente com seus animais de estimação, que estão expostos ao risco de contraírem a doença.

A estimativa é que 103.887 animais possam receber a imunização em Natal, e a campanha tem como meta imunizar cerca de 80% desse público.

A raiva é uma zoonose, ou seja, uma doença que pode ser transmitida dos animais para o homem, assim como do homem para os animais. 

É uma doença infecciosa viral aguda grave e pode ser transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordida, arranhões ou lambedura desses animais, podendo levar à morte se não descoberta e tratada a tempo, o que reforça a importância da vacinação de cães e gatos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva é de extrema importância para saúde pública, destacando três motivos para isso: sua letalidade de aproximadamente 100%; por se caracterizar como uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cães e gatos) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano, a realização de bloqueios de foco, entre outras.

Confira pontos fixos de vacinação

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h

Zona Norte

UBS Pajuçara, localizada na Rua Barão dos Cocais, s/n, no bairro Pajuçara.

UBS Panatis, localizada na Rua Milton Servilha Brito, 994, Conjunto Panatis, bairro Potengi.

Zona Sul

UBS Satélite, localizada na Rua das Carnaúbas, 7789, no bairro  Pitimbu

Zona Leste

UBS São João, localizada na Av. Romualdo Galvão, 891, no bairro Tirol

Zona Oeste

Policlínica Oeste, localizada na Av. Pernambuco, 251, no bairro Cidade da Esperança.

Vacinação porta a porta

Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h

Bairro Pajuçara (Zona Norte)

Bairro Nossa Senhora da Apresentação (Zona Norte)

Bairro Planalto (Zona Oeste)

Bairro Alecrim (Zona Leste)

Bairro Felipe Camarão (Zona Oeste)

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.