Complexo Cultural Rampa tem festival de cinema no mês do Orgulho LGBTQIAP+
Natal, RN 17 de jul 2024

Complexo Cultural Rampa tem festival de cinema no mês do Orgulho LGBTQIAP+

28 de junho de 2024
3min
Complexo Cultural Rampa tem festival de cinema no mês do Orgulho LGBTQIAP+
Arte: reprodução III Afronte - Festival de Cinema da Diversidade e Sexualidade

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

No mês em que se comemora o Orgulho LGBTQIAP+ pelo mundo, Natal vai receber o primeiro festival de cinema potiguar com mostras competitivas de filmes com temáticas direcionadas para esse público, o III Afronte - Festival de Cinema da Diversidade e Sexualidade.

São esperadas 4.000 pessoas nos três dias do evento. Além da exibição dos filmes, a programação também conta com atividades formativas, atrações musicais e um espaço de convivência com feira livre e praça de alimentação. A abertura começa às 19h desta sexta (28), no Museu da Rampa, no bairro da Ribeira. A entrada é gratuita.

Nesta edição, ainda haverá a estreia da mostra temática não competitiva: Amor na Terceira Idade, com filmes que falam sobre relacionamentos afetivos vividos na maturidade. Também serão realizadas oficinas e masterclasses gratuitas, com bate-papo sobre os filmes exibidos.

O Afronte - Festival de Cinema da Diversidade e Sexualidade é produzido pela Caboré Audiovisual, com patrocínio do Banco do Nordeste e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto e Secretaria Extraordinária de Cultura através da Lei Paulo Gustavo.

A proposta da curadoria responsável pela seleção dos filmes é dar destaque a grupos marginalizados pela sociedade, incentivando o protagonismo nas temáticas dos filmes e também na produção e direção de LGBTQIAP+, mulheres, pessoas pretas, povos indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

No contexto de uma sociedade tão plural como a nossa, a celebração da diversidade é essencial para torná-la [a sociedade] inclusiva e harmoniosa. Por coincidência, o BNB está promovendo seu primeiro Censo da Diversidade, para oferecer um ambiente de trabalho ainda mais diverso, equânime, inclusivo e acolhedor. Somos parceiros dessa luta!”, revela o gerente de Relacionamento da agência São Gonçalo do Amarante, Eliziano Araújo.

A primeira edição do evento foi realizada em 2019, com a exibição de filmes LGBTQIAP+. Já a segunda edição ocorreu apenas em 2019, no formato remoto. Foram inscritos mais de 200 filmes, sendo 25 curtas selecionados.

Programação

Após a abertura, será realizada a Mostra Potiguar a partir das 19h30, na sequência é a vez da Mostra Identidade (20h45) e as apresentações musicais a partir das 22h. No sábado (29), a programação começa às 9h e vai até a meia noite. Já no domingo (30), o evento começa às 14h30 e vai até as 22h.  

Imagens: reprodução Afronte

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.