Conselheiro do TCE-RN indicado por Fátima assume nesta sexta (28)
Natal, RN 17 de jul 2024

Conselheiro do TCE-RN indicado por Fátima assume nesta sexta (28)

28 de junho de 2024
3min
Conselheiro do TCE-RN indicado por Fátima assume nesta sexta (28)
Foto: Eduardo Maia/ALRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), Antônio Ed Souza Santana, toma posse nesta sexta-feira (28). A cerimônia acontece às 11h no Plenário Dinarte Mariz. A vaga pertence ao quadro de Conselheiro Substituto e estava aberta desde a aposentadoria de Maria Adélia Sales, em março de 2024.

Antônio Ed já atuava como substituto desde junho de 2016, depois de ter sido aprovado em primeiro lugar no concurso para o cargo. Neste ano, foi indicado pela Corte como primeiro colocado em lista tríplice por critério de merecimento, e escolhido pela governadora Fátima Bezerra (PT), sendo sabatinado na Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa do RN na última terça-feira (25). A indicação foi aprovada por unanimidade, pelos 24 deputados.

Na sabatina, Antônio Ed se comprometeu a trabalhar para que as análises das prestações de contas das Prefeituras e Câmaras Municipais tenham mais celeridade. Além disso, defendeu que sejam realizadas capacitações para reduzir a quantidade de reprovações de contas por erros considerados formais.

A Constituição Estadual estipula que três das sete vagas de Conselheiro do Tribunal de Contas sejam escolhidas pelo Governador do Estado, com aprovação da Assembleia Legislativa, sendo dois alternadamente, dentre Auditores e Membros do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, mediante lista tríplice encaminhada pelo Tribunal, segundo os critérios de antiguidade e merecimento.

Currículo

Baiano de Salvador, Antônio Ed é Bacharel e Mestre em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Especialista em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Brasília – UNB. Tem ainda no currículo Anticorruption Program (Parceria CGU/George Washington University, The Center Of Latin America Issues – CLAI).

O novo Conselheiro tem mais de 23 anos de serviço público. Foi Auditor Federal de Finanças e Controle Controladoria Geral da União - CGU, entre julho de 2002 e junho de 2016; Chefe-substituto da CGU - Regional/Bahia; Chefe da CGU - Regionais Amapá e Sergipe, e Coordenador-geral de Informações Estratégicas da Diretoria de Prevenção da Corrupção da CGU em Brasília. Também atuou como Analista do Banco Central do Brasil, entre julho de 2000 e julho de 2002.

No Rio Grande do Norte, coordenou o MARCCO/RN (Movimento Articulado de Combate à Corrupção), no período de 2017 a 2019. É Supervisor da Comissão de Jurisprudência do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte – CPJUR. É palestrante e instrutor em diversos eventos relacionados ao aperfeiçoamento da gestão pública, fomento à transparência e ao controle social, e prevenção e combate à corrupção.

Na área acadêmica, ainda tem no currículo: Professor visitante do Mestrado Profissional em Administração do NPGA/UFBA; Professor e Coordenador acadêmico em cursos de Pós-Graduação organizados pela FUNDACEM com certificação da UNBAHIA; Professor e Coordenador de cursos promovidos pela CGU; Professor em diversos cursos promovidos pela FUNPEC/UFRN.

George Soares

Além de Antônio Ed, um novo conselheiro vai tomar posse em breve: o deputado George Soares (PV), indicado pela ALRN, que venceu o colega Gustavo Carvalho (PSDB) por 12 votos a 11 na quarta-feira (26).

Saiba mais

George Soares vence bolsonarista Gustavo Carvalho e assume vaga no TCE

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.