Deputados do RN têm até dia 12 para indicar nomes para conselheiro do TCE
Natal, RN 25 de jun 2024

Deputados do RN têm até dia 12 para indicar nomes para conselheiro do TCE

6 de junho de 2024
3min
Deputados do RN têm até dia 12 para indicar nomes para conselheiro do TCE
Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte | Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) encaminhou para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) um comunicado informando a vacância do cargo do conselheiro Tarcísio Costa, que se aposentou em maio. 

Na sessão plenária desta quarta-feira (05), o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB) realizou a leitura do ofício do TCE, esclarecendo que o preenchimento da vaga aberta no Tribunal será realizado por indicação da Assembleia. 

"Caberá às bancadas, partidos ou blocos as escolhas de seus candidatos, indicando-os à Mesa com seus respectivos currículos, no prazo de 5 dias após esta comunicação", disse.

Assim, os nomes precisarão ser entregues até 12 de junho, por meio de protocolo junto à Diretoria Legislativa da Casa. 

"Após formalizadas as indicações, esta Presidência dará conhecimento público das candidaturas por meio do Diário Eletrônico da Assembleia, marcando sessão secreta para a escolha do próximo conselheiro", disse o deputado.

O ofício foi entregue pessoalmente pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro Gilberto Jales, ao presidente da ALRN.

O futuro conselheiro, a ser indicado pelos deputados, vai substituir Tarcísio Costa, que se aposentou em 24 de maio após 30 anos de serviços prestados ao controle externo potiguar. Tarcísio é irmão do ex-deputado e ex-governador Vivaldo Costa. A vaga deixada pelo conselheiro será ocupada após escolha e indicação da ALRN.

Nos bastidores, dois nomes travam uma disputa interna pela indicação, em busca dos votos dos colegas: os deputados Gustavo Carvalho (PSDB) e George Soares (PV).

Será a segunda mudança recente na Corte de contas, já que neste ano houve a aposentadoria da conselheira Maria Adélia Sales. Neste caso, considerando que a vaga de Sales tinha sido ocupada por indicação do chefe do Poder Executivo, vinculada à carreira de Conselheiro Substituto, cabe à Governadora do Estado fazer a indicação do novo membro, também vinculado a essa carreira. A lista tríplice foi enviada no final de abril contendo os nomes de Antônio Ed de Souza Santana, Ana Paula de Oliveira Gomes e Marco Antônio Montenegro.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.