Dono da Cervejaria Resistência receberá título de cidadão natalense
Natal, RN 22 de jun 2024

Dono da Cervejaria Resistência receberá título de cidadão natalense

11 de junho de 2024
4min
Dono da Cervejaria Resistência receberá título de cidadão natalense
Foto: reprodução

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Anderson de Souza Barra, criador e dono da Cervejaria Resistência, será agraciado com o título de cidadão natalense pela Câmara Municipal na próxima sexta (14). A cerimônia acontecerá na própria cervejaria, às 19h, por iniciativa do vereador Daniel Valença (PT).

Barra nasceu em Belém/PA, em 06 de dezembro de 1976. Filho de Reinaldo Nazareno Barra, sargento da Marinha, e de Cléa Raimunda de Souza Barra, dona de casa, é o mais novo de uma família de seis irmãos. Cursou Ciências Sociais por dois anos na Universidade Federal do Pará (UFPA) e em 1998 foi aprovado no vestibular para o curso de Direito, também na UFPA, tendo concluído a graduação em 2003, com Trabalho de Conclusão de Curso na área de Direito Agrário. 

Ainda em 2003, foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, em 2004, foi aprovado em 6º lugar em concurso público para o cargo de Advogado Júnior da Caixa Econômica Federal, tendo tomado posse em 2005. Atuou como advogado da CEF até agosto de 2006, tendo pedido exoneração quando se mudou para Manaus/AM.

A vinda para Natal

A relação de Anderson com a capital potiguar se iniciou em março de 2008, quando se mudou com sua companheira e os dois filhos mais velhos, por conta do trabalho da esposa. Seu filho caçula é potiguar, tendo nascido em 2011. 

Após deixar os quadros da CEF, passou a exercer advocacia privada, com atuação na área trabalhista. Em 2017, após sofrer um AVC em decorrência de um aneurisma cerebral, resolveu redirecionar a rota. Reduziu a atuação na advocacia e matriculou-se na Escola Superior de Cerveja e Malte, em Blumenau/SC, onde passou uma temporada aprendendo a produzir cerveja artesanal. 

Em 2018, passou a produzir as cervejas Resistência, com rótulos homenageando movimentos sociais e pessoas de luta, abrindo sua casa para reuniões da militância de movimentos sociais, eventos culturais, saraus literários e cine clubes. 

A Casa da Resistência, como o espaço ficou conhecido, sediou eventos em que se fizeram presentes palestrantes como Frei Betto e Pastor Henrique Vieira, e encontros como o da Associação dos Juízes para a Democracia (AJD), no ano de 2019. 

Em 2022, a Resistência saiu de casa e se tornou a Cervejaria Resistência, instalada na Rua Leonora Armstrong, 35, no bairro de Ponta Negra. 

Desde então o espaço se tornou local de grande movimentação cultural e política, com apresentação de artistas locais que vão do forró ao samba, passando pelo blues e pelo rock, com cerveja artesanal de alta qualidade. 

Já passaram por lá, onde realizaram debates políticos de peso nomes como João Pedro Stédile, dirigente nacional do MST, o jornalista Breno Altman e Guilherme Estrella, considerado o “pai do pré-sal”, entre outros.

A Cervejaria Resistência produz, dentre outras, a cerveja Campesina em parceria com o MST/RN. Tudo isso sob a organização de Anderson Barra, hoje responsável pela administração de um dos maiores espaços de efervescência política e cultural em nossa cidade.

“O título representa o reconhecimento de 6 anos de um trabalho voltado para   conscientização política, valorização da cultura local e transformação social através da produção de cerveja artesanal”, disse Anderson.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.