Erika Hilton e Rita Von Hunty vêm a Natal em julho para evento
Natal, RN 15 de jul 2024

Erika Hilton e Rita Von Hunty vêm a Natal em julho para evento

26 de junho de 2024
3min
Erika Hilton e Rita Von Hunty vêm a Natal em julho para evento
Fotos: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados | Carlos Sales

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) e a drag queen Rita Von Hunty têm presença confirmada em Natal. Elas estarão no 1º Seminário de Raça e Diversidade: Direitos Humanos e Cidadania, que acontece nos dias 18 e 19 de julho, na Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn).

O público alvo são os magistrados, procuradores do trabalho e servidores, mas também está aberto para o público externo.

O evento é promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-RN), com apoio da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho (Astra21), e vai reunir especialistas de todo o Brasil para um debate sobre temas ligados à raça, diversidade e direitos das minorias.

A professora da Escola de Comunicação e Artes da USP, Rosane Borges, fará a conferência de abertura, na quinta-feira (18/7), a partir das 9h, quando vai tratar do tema “Racismo estrutural e seus reflexos nas relações humanas e no acesso ao mundo do trabalho”. 

Ainda na manhã do dia 18/7, será realizado o painel “Os mecanismos jurídicos no combate ao racismo nas esferas cível, criminal e trabalhista” e, a partir das 14h, está marcado o painel sobre “Os núcleos de poder e sua relação com o racismo na perspectiva de gênero feminina”.

O primeiro dia de Seminário será encerrado com uma conferência que vai tratar da “História das religiões de matriz africana e o exercício do direito constitucional da liberdade de crença e Estado Laico” que contará com a apresentação da professora da PUC do Rio de Janeiro, Aza Njeri.

Identidade de gênero, violência e cartilha LGBTQUIAPN+

Na sexta-feira (19), a partir das 8h30, Rita Von Hunty, persona drag do ator e professor Guilherme Terreri, fará uma conferência sobre os “Conceitos fundamentais sobre identidade de gênero, sexualidade e o mundo do trabalho”.

A partir das 10h15, está marcado um painel que vai tratar da “Homossexualidade masculina e feminina, o acesso ao mercado de trabalho, aos núcleos de poder e o exercício dos direitos civis e políticos”. Já as “Políticas públicas para o público LGBTQUIAPN+” será tema de outro debate, a partir das 14h. Ainda na tarde da quinta (19), às 14h40, serão discutidos “Os mecanismos de tutela protetiva e punitiva no combate à homofobia e transfobia”.

O Seminário será encerrado com a conferência da deputada federal Erika Hilton, que vai tratar do “Racismo e a violência de gênero na política: causas e perspectivas de transformação”, e com o lançamento da Cartilha LGBTQUIAPN+ da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

A inscrição pode ser feita online clicando aqui. O TRT ainda pede a doação de um ou mais itens de higiene pessoal que serão utilizados no Projeto POP RUA.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.