Estudante da UFRN lança vaquinha online para intercâmbio em Portugal
Natal, RN 18 de jul 2024

Estudante da UFRN lança vaquinha online para intercâmbio em Portugal

20 de junho de 2024
3min
Estudante da UFRN lança vaquinha online para intercâmbio em Portugal
foto: cedida

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Prestes a realizar o sonho de fazer um intercâmbio, Murilo Silva, estudante de Ciência e Tecnologia, com ênfase em Engenharia da Computação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abriu uma vaquinha online para conseguir um intercâmbio de um ano no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, em Portugal, um dos mais renomados da Europa.

Vindo do interior de Canguaretama, a 84 km de Natal, o estudante recebeu a notícia que foi selecionado entre mais de 500 candidatos de mais de 9 países da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP), em uma vaga das duas vagas finais. A bolsa conquistada pelo estudante contempla hospedagem, alimentação e subsídios da faculdade, e agora, o discente precisa arrecadar dinheiro para as passagens aéreas.

“Sobre o intercâmbio, tipo, ele sempre funcionou na minha vida. E eu vi a oportunidade quando eu entrei aqui na UFRN, mas eu nunca me inscrevi porque eu nunca consegui ver uma bolsa que fosse 100% paga. Até porque eu venho de uma família humilde, sempre estudei em escola pública, e não tenho condições de fazer um intercâmbio assim. Porque é puxado por mim.”, explicou à Agência Saiba Mais.

Murilo vem de escola pública e estuda na UFRN com auxílio de uma bolsa. Ele mora na Residência Universitária e está fazendo uma campanha nas redes sociais para comprar as passagens, que custam em torno de R$7 mil, além de custear outros gastos, como a emissão do visto.

“Então, em setembro do ano passado, acabei achando no site da SRI, daqui da UFRN, essa mobilidade que eu me inscrevi, que é a ULP ( Associação de Línguas Portuguesas), onde a faculdade cobria tudo, alojamento, alimentação, e a única despesa que eu teria seria as passagens de ida e volta, que é o que eu estou tendo agora no caso. Passagem de ida e volta, visto, passaporte, tudo isso. Então, assim, fazer um intercâmbio sempre foi um sonho meu e está podendo tentar realizar isso agora nesse momento é muito especial para minha vida.”, disse.

Durante o processo, foram avaliados vários critérios, como as notas do ensino médio, notas da faculdade e rendimento acadêmico. “A gente tem que mandar um documento com nossas notas de ensino médio, nossas notas aqui da faculdade, nosso rendimento acadêmico e principalmente uma carta motivadora onde fala sobre você, sobre o porquê você merece estar em Portugal estudando, fazendo esse intercâmbio e o que você tem a oferecer de melhor. Então, a gente vivia nessa mobilidade, escolhi três universidades e elas vão em ordem de preferência. Analisar sua carta, analisar suas notas, tudo isso”, disse.

Para quem tiver interesse em ajudar, basta doar no link da vakinha abaixo ou no pix: 13674395401

Link da vaquinha: https://www.vakinha.com.br/4809265

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.