George Soares vence bolsonarista Gustavo Carvalho e assume vaga no TCE
Natal, RN 17 de jul 2024

George Soares vence bolsonarista Gustavo Carvalho e assume vaga no TCE

26 de junho de 2024
0min
George Soares vence bolsonarista Gustavo Carvalho e assume vaga no TCE
Foto: João Gilberto

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) indicou na manhã desta quarta-feira (26) o deputado George Soares (PV) para ser o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Ele venceu a disputa contra o colega Gustavo Carvalho (PSDB) por 12x11, na vaga de indicação da Assembleia Legislativa do RN. O novo integrante do TCE vai substituir, neste caso, o conselheiro Tarcísio Costa, que se aposentou em 24 de maio após 30 anos de serviços prestados ao controle externo potiguar.

O resultado vai trazer uma mexida na composição da Assembleia. Com a saída de George para ser conselheiro, quem assume a vaga de deputado é o suplente Vivaldo Costa — irmão do ex-conselheiro Tarcísio.

A votação aconteceu de modo secreto; portanto, não se sabe exatamente como foram os votos de cada parlamentar.

Segundo o Regimento Interno da ALRN, na vaga aberta aos deputados só podem concorrer quem tiver entre 35 e 65 anos. Para ganhar, basta uma maioria simples de votos e, em caso de empate, elege-se o candidato mais idoso.

Quem é

Filho do ex-deputado Ronaldo Soares e de Rizza Montenegro, o deputado George Soares tem 45 anos, é natural de Natal mas cresceu em Assú. É formado em Ciências Contábeis pela UFRN e possui especialização em Gestão de Empresas e Pessoas.

Sua carreira política começou no antigo Partido da República (PL), o atual Partido Liberal (PL). Em 2010 foi eleito pela 1ª vez deputado estadual com 36.952 votos e, atualmente, exerce o 4º mandato consecutivo, reeleito em 2022, já pelo Partido Verde (PV), com 50.037 votos.

Em 2012, também concorreu à Prefeitura de Assú, ficando em segundo lugar. Se nunca chegou ao cargo máximo no município, deixou essa tarefa para o irmão, Gustavo Soares, que foi eleito e reeleito prefeito da cidade em 2016 e 2020.

Escolhido pelo Governo do RN

Antes de George Soares, Antônio Ed Souza Santana já havia sido escolhido pela governadora Fátima Bezerra (PT), na semana passada, para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN), com a aposentadoria da conselheira Maria Adélia Sales.

Nesta quarta (25), ele passou por sabatina na Comissão de Finanças e Fiscalização da ALRN, que também aprovou em seguida a indicação. A votação secreta ocorreu minutos após o término da sabatina do indicado e a decisão foi aprovada no plenário da Casa em sessão nesta quarta-feira (26).

Na sabatina, Antônio Ed se comprometeu a trabalhar para que as análises das prestações de contas das Prefeituras e Câmaras Municipais tenham mais celeridade. Além disso, defendeu que sejam realizadas capacitações para reduzir a quantidade de reprovações de contas por erros considerados formais.

Antônio Ed | Foto: Eduardo Maia

“Acredito em um TCE aberto a sociedade, mais participativo. Na minha atuação como conselheiro substituto, venho trabalhando nesse sentido de diálogo, contribuindo para construirmos juntos soluções para problemas enfrentados no dia a dia no âmbito da gestão dos recursos públicos, buscando sempre construir melhores resultados para a população”, disse o novo conselheiro.

A lista tríplice, enviada no final de abril, continha os nomes de Antônio Ed de Souza Santana, Ana Paula de Oliveira Gomes e Marco Antônio Montenegro. Antônio Ed já foi chefe da Controladoria Regional da União no Estado de Sergipe e é autor do livro “Processos de Controle Externo”.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.