Jardim de Piranhas e Acari têm mais alunos por professor em creches no RN
Natal, RN 24 de jul 2024

Jardim de Piranhas e Acari têm mais alunos por professor em creches no RN

18 de junho de 2024
4min
Jardim de Piranhas e Acari têm mais alunos por professor em creches no RN
Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil

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Não há um consenso sobre até quantos alunos cada professor deve ter para garantir um ensino de qualidade, mas é sabido que a quantidade de profissionais que atuam na educação infantil impacta diretamente na qualidade do ensino. Um parecer (CNE/CEB nº 20/2009) do Ministério da Educação que trata da revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil orienta que a proporção de professor por aluno deve ser de 6 a 8 crianças na faixa etária de 0 a 1 ano e de até 15 crianças entre 2 e 3 anos para cada docente.

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No Rio Grande do Norte, as cidades de Jardim de Piranhas e Acari ficaram bem além dessa estimativa, tornando-se os municípios que apresentaram a maior quantidade de aluno por professor no estado, com 39 e 32 estudantes, respectivamente, para cada docente. Os dados são do relatório do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE/ RN), divulgado nesta segunda (17).

Tabela elaborada pelo TCE/ RN

Também se destacam pela quantidade de alunos por professores maior do que o desejado, os municípios de Serra Caiada (22), Santo Antônio (21),Grossos (20), Parnamirim (20) e São Paulo do Potengi (20).

O levantamento foi elaborado a partir de um questionário respondido por 144 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. No documento, os técnicos do TCE/RN perguntaram: “Quantas crianças com 0 a 3 anos e 11 meses estão matriculadas em creches da rede municipal de ensino?” e “Atualmente, quantos professores habilitados para a docência na educação infantil atuam nas creches da rede municipal de ensino?”.

Formação Superior

A maioria dos professores que atuam nas creches das redes públicas municipais de ensino possuem formação superior, chegando a 94% dos profissionais.

Fonte: TCE/ RN

Dos 144 municípios, apenas 30 (21% da amostra participante) informaram não possuir o quadro completo de professores habilitados para docência na educação infantil em creches preenchido por profissionais com formação superior.

Nesse tópico, destaca-se o município de Extremoz, que dos 201 professores habilitados para a docência na educação infantil na rede municipal de ensino, nenhum possui formação superior 0%, conforme é possível conferir na tabela abaixo:

Tabela elaborada pelo TCE/ RN

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