Moradia de mulher trans desmorona após fortes chuvas; veja como ajudar
Natal, RN 18 de jul 2024

Moradia de mulher trans desmorona após fortes chuvas; veja como ajudar

18 de junho de 2024
4min
Moradia de mulher trans desmorona após fortes chuvas; veja como ajudar
Jeniffer está realizando uma campanha de solidariedade para construir uma casa de alvenaria. Foto: cedida

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Natal e a região metropolitana registraram grandes volumes de chuvas nas últimas semanas, e as consequências são sempre problemas já conhecidos pela população, como crateras, bairros alagados e até mesmo jacarés passando pelas ruas. Nesse cenário, algumas pessoas sofrem mais do que outras. Esse é o caso de Jeniffer Rocha, mulher trans, negra e sem terra, acampada na Comuna Fidel Castro, em Ceará-Mirim, região metropolitana de Natal. Ela teve a casa desmoronada após as últimas fortes chuvas e agora precisa de ajuda para reerguer a moradia.

“Nas últimas fortes chuvas da cidade de Ceará-Mirim, minha casa, que era de taipa, não resistiu e desmoronou. No entanto, já estava dando sinais de desmoronamento, foi quando pedi um quartinho emprestado para ficar nesse período de chuvas. Por sorte, consegui tirar algumas coisinhas, mas não todas, porque o espaço onde estou alojada é muito pequeno”, conta Jeniffer.

Assim ficou a casa de Jeniffer Rocha após fortes chuvas nos últimos dias. Foto: cedida

Ela ainda conta que, no ano passado, na mesma época, já havia passado por essa situação, quando a moradia dela também despencou. Jeniffer estava morando lá nesse período.

“Na época, meus colegas organizaram um mutirão para ajudar a refazer. Mas como foi de taipa, caiu novamente, e por falta de condições financeiras não consegui fazer minha casa”, relata.

Agora, Jeniffer quer construir uma casa de alvenaria. Por isso, abriu uma campanha solidária na esperança de conseguir recursos.

“Quem puder contribuir de qualquer forma, seja com materiais de construção ou com recursos de qualquer valor para ajudar a construir minha casa, eu agradeceria muito”, pediu.

Para quem quiser contribuir, pode enviar qualquer valor na chave Pix 84994929414.

Já o endereço para doação dos materiais de construção, como telhas e tijolos, é o seguinte: Rua João Xavier Pereira Sobral, 1086, Pacífica - Ceará-Mirim/RN, na antiga escola agrícola.

Grande Natal não aguenta chuvas


A Grande Natal voltou a registrar grandes volumes de chuvas ainda no final da última semana e, com elas, vieram outros problemas, como os alagamentos. Segundo dados do último boletim pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a Grande Natal teve chuvas acima dos 100 milímetros (mm).

Na capital potiguar, depois das precipitações, pelo menos quatro lagoas de captação voltaram a transbordar, sendo três delas na Zona Norte, já conhecida por receber pouca atenção do poder público. As lagoas do Santarém e Panatis, no bairro Potengi, a Lagoa Jardim Primavera, no Nossa Senhora da Apresentação, além da Lagoa São Conrado, no bairro Nossa Senhora de Nazaré, não resistiram às fortes chuvas e transbordaram.

Saiba+
Ilhados, moradores da ZN de Natal abrem vala em via para escoar água
Depois do alagamento: como vivem os refugiados climáticos em Natal
Dobra número de lagoas em risco de transbordamento em Natal
 Em vídeo, Secretário culpa população por situação das lagoas de captação em Natal

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.