Paulinho Freire apoiou governo Lula em 76% das votações no Congresso
Natal, RN 15 de jul 2024

Paulinho Freire apoiou governo Lula em 76% das votações no Congresso

25 de junho de 2024
3min
Paulinho Freire apoiou governo Lula em 76% das votações no Congresso

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O deputado federal Paulinho Freire (União), pré-candidato a prefeito de Natal, esteve alinhado às pautas e projetos defendidos pelo governo Lula em 76% das votações no Congresso. 

Os dados são do radar Congresso, ferramenta de transparência criada pelo site Congresso em Foco. 

As votações incluem requerimentos, projetos de lei, projetos de lei complementar e pareceres, tanto em comissões como no plenário. A última atualização da plataforma foi em 21 de maio de 2024.

Entre as votações alinhadas com o governo estão a Proposta de Emenda Constitucional da reforma tributária, a criação de funções comissionados no quadro de pessoal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e uma alteração no código penal para prever como homicídio qualificado o crime praticado contra membros do Ministério Público e Magistratura, no exercício de sua função ou por causa dela.

O União Brasil, legenda que abriga Paulinho Frente, é da base aliada do governo Lula. 

O partido comanda dois ministérios: Turismo (Celso Sabino) e Comunicações (Juscelino Filho). O ministério da Integração Nacional, ocupado por Waldez Góes (sem partido), também foi uma indicação da cota partidária do União, via senador Davi Alcolumbre. 

Paulinho Freire é o quinto deputado da bancada do RN mais alinhado com as pautas do governo Lula. No índice de governismo divulgado pelo Congresso em Foco, ele perde apenas para Natália Bonavides e Fernando Mineiro, ambos com 99% das votações pró-governo, Benes Leocádio (86%) e João Maia (82%). 

Com o índice de governismo menor que o de Paulinho Freire estão Robinson Faria (71%), general Girão (49%) e sargento Gonçalves (39%).

Desconfiança

Nas eleições municipais de 2024, Paulinho Freire e a deputada federal Natália Bonavides, candidata do PT apoiada por Lula, lutam para chegar ao 2º turno. Na liderança isolada está Carlos Eduardo Alves (PSD), ex-prefeito da capital em outras quatro oportunidades.

Freire vem tendo dificuldades para conquistar o voto do bolsonarismo raiz, justamente por ser visto com desconfiança pelos eleitores e não mostrar convicção quando questionado sobre sua linha ideológica. Se define como um político de centro, persegue o voto da extrema-direita, mas apoia a maioria das pautas do governo Lula.

Embora o PL de Rogério Marinho tenha confirmado a aliança com o parlamentar, Freire tem sido criticado pelo colega sargento Gonçalves, o deputado mais bolsonarista da bancada potiguar, em razão apoio dado a inúmeros projetos defendidos pelo governo Lula.

______________________

E-mail: [email protected]

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.