Prefeitura de Natal tem mudanças com saída de secretária para eleições
Natal, RN 13 de jun 2024

Prefeitura de Natal tem mudanças com saída de secretária para eleições

7 de junho de 2024
2min
Prefeitura de Natal tem mudanças com saída de secretária para eleições
Foto: reprodução/Instagram

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) realizou mudanças no primeiro escalão da Prefeitura de Natal por conta das eleições de 2024. Pré-candidata a vice-prefeita de Paulinho Freire (União Brasil), a então secretária de Planejamento, Joana Guerra (Republicanos), tinha até esta quinta (6) para deixar o cargo e poder concorrer.

A descompatibilização, como a ação é chamada, é o ato pelo qual um pré-candidato deve se afastar, de forma temporária ou definitiva, de determinado cargo ou função para concorrer a uma vaga na eleição. O objetivo é evitar que futuros candidatos utilizem a estrutura pública e recursos para obter vantagens eleitorais diante dos concorrentes.

Já na quarta (5), foi publicada a exoneração de Guerra no Diário Oficial do Município (DOM), a pedido. No mesmo documento, Álvaro Dias nomeou Shirley Cavalcanti, então titular da Habitação, para o lugar.

Com isso, a adjunta de Administração Geral da Secretaria de Assistência Social (Semtas), Ana Valda Teixeira de Vasconcelos Galvão, foi remanejada como secretária de Habitação,  Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes. Renata Dantas Medeiro da Silva ocupou o lugar de Ana Valda na Semtas.

O apoio de Álvaro Dias a Paulinho Freire foi confirmado no início de maio, depois que Joanna Guerra não conseguiu se viabilizar como nome para a cabeça da chapa. Com Guerra sem força nas pesquisas, o chefe do Executivo recuou para apoiar Paulinho, mas indicou Guerra — também filiada ao Republicanos — como pré-candidata à vice.

Na capital potiguar, Freire é o nome apoiado pela extrema-direita de Rogério Marinho (PL), atual líder da oposição no Senado, ex-secretário especial da Previdência de 2019 a 2020 e ministro do Desenvolvimento Regional de 2020 a 2022 do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.