Projeto Reflorescer transforma comunidades na caatinga do RN
Natal, RN 21 de jun 2024

Projeto Reflorescer transforma comunidades na caatinga do RN

8 de junho de 2024
3min
Projeto Reflorescer transforma comunidades na caatinga do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Nesta semana de celebração do meio ambiente, o Projeto Reflorescer reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e preservação ambiental. O projeto, que beneficia tanto as comunidades quanto o ecossistema dos municípios de Alto do Rodrigues, Pendências e Afonso Bezerra, no semiárido do Rio Grande do Norte, promoverá a recuperação de 60 hectares da Caatinga com a plantação de 180 mil mudas nativas.

Uma das principais ações é a criação de um viveiro para produção de mudas florestais. "Esse viveiro não só contribui para a recuperação ambiental, mas também fortalece as mulheres da comunidade", explicou Kelem Nunes, coordenadora do projeto. Mulheres agricultoras locais operarão o viveiro, recebendo treinamento e capacitação pela equipe técnica do Reflorescer, promovendo empoderamento feminino, geração de renda e autonomia econômica.

O projeto também implementou um meliponário e ofereceu um Curso de Meliponicultura para mais de 30 agricultores rurais, ensinando técnicas de criação de abelhas Jandaíras, nativas sem ferrão. Essas abelhas são fundamentais para a polinização e a biodiversidade, além de representarem uma fonte de renda sustentável.

Participantes puderam aprender sobre o manejo correto e a alimentação das abelhas durante o curso

A educação ambiental é outro pilar fundamental do Projeto Reflorescer. Hortas escolares foram implantadas em Centros Municipais de Ensino Rural, promovendo o aprendizado prático entre os alunos. Além de ensinarem práticas de sustentabilidade, essas hortas incentivam uma alimentação saudável, permitindo que as crianças colham e consumam os alimentos que plantaram. As atividades nas hortas incluem aulas interdisciplinares com matérias como biologia e geografia, que desenvolvem a consciência ecológica desde cedo, transformando a comunidade escolar em agentes de mudança ambiental.

Para garantir o sucesso das iniciativas, visitas técnicas são realizadas para orientar e avaliar as atividades dos beneficiários que receberam mudas para tornar seus quintais produtivos. Além disso, reuniões estratégicas com instituições e líderes comunitários fortalecem a parceria entre o projeto e a comunidade.

Patrocinado pela 3R Petroleum e executado pela Associação Norte-Riograndense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), o Projeto Reflorescer vem demonstrando como é possível transformar vidas e promover a sustentabilidade em harmonia com a natureza.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.