PT recua e vai apoiar Lawrence para prefeito de Mossoró
Natal, RN 18 de jul 2024

PT recua e vai apoiar Lawrence para prefeito de Mossoró

17 de junho de 2024
4min
PT recua e vai apoiar Lawrence para prefeito de Mossoró
Foto: divulgação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O PT de Mossoró realizou o seu encontro de tática eleitoral no último sábado (15) e decidiu retirar a pré-candidatura da deputada estadual Isolda Dantas à prefeita de Mossoró. Em contrapartida, por ampla maioria, o partido aprovou a composição de uma frente ampla de oposição em apoio à pré-candidatura de Lawrence Amorim (PSDB) à prefeitura e vai pleitear o nome à vice pela Federação Brasil da Esperança.

Presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence era até pouco tempo o braço direito do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), mas a relação se desgastou e foi rompida neste ano. 

Já o PT, por sua vez, havia lançado Isolda como pré-candidata à prefeita no final de outubro de 2023, mas a postulação nunca foi para a rua. Em 2020, Dantas concorreu ao Palácio da Resistência e ficou em terceiro lugar com 5,86% dos votos, atrás de Rosalba Ciarlini e do eleito Allyson Bezerra.

Em sua resolução, o PT afirmou a definição de fortalecimento da oposição por reconhecer que Allyson é “a nova extrema-direita e contrário aos interesses da classe trabalhadora e à transformação liderada por Lula, Fátima e o PT, gestor responsável pela precarização dos direitos dos servidores, desmonte das políticas culturais, descaso com a saúde da população, abandono dos bairros periféricos, enfraquecimento das instâncias democráticas e participação social do município”.

Em material divulgado à imprensa, Isolda Dantas, presidenta do PT Mossoró, disse que a união da oposição não significa abrir mão de um projeto para Mossoró, mas representa fazer uma disputa real e necessária. 

“Temos a responsabilidade de livrar Mossoró dessa gestão mentirosa e ditatorial. Como diz a governadora: sigamos!”, afirmou.

O apoio a Lawrence não foi bem recebido por uma minoria do partido, representada por duas correntes: a Articulação de Esquerda (a mesma do vereador natalense Daniel Valença e da deputada federal Natália Bonavides) e a Militância Socialista, que defenderam candidatura própria.

Pré-candidata a vereadora, Ana Flávia, da Articulação de Esquerda, disse que o partido estava unificado na ideia de ter candidatura própria. Haviam dois nomes disponibilizados: tanto o de Isolda quanto o do ex-reitor da Ufersa, Josivan Barbosa.

“A gente reforçou essa defesa de continuar tendo candidatura própria, até porque o PT hoje é a terceira força no município, de acordo com as pesquisas. Então, para a gente, não faz sentido abdicar de propor um projeto de cunho popular, democrático, em que o povo seja o centro desse projeto, para se aliar a partidos que inclusive são da direita e também da extrema-direita na cidade”, disse à Agência Saiba Mais.

No segundo turno da eleição presidencial de 2022, Lawrence, agora apoiado pelo PT, apoiou o então presidente Jair Bolsonaro (PL) contra Lula. A posição foi criticada por Ana Flávia, que disse que Lawrence encampava “todas as atrocidades” que vinham da Prefeitura na Câmara.

“Fez com que aprovasse o projeto de lei que retirou diversos direitos dos servidores públicos municipais. Foi o autor do projeto de lei que permite clubes de tiros funcionando ao lado de escola, funcionando durante 24 horas por dia, o que contraria um decreto federal assinado pelo presidente Lula. Então, para a gente não faz o menor sentido esse apoio ao Lawrence, ainda mais um apoio que se justifica na unidade da oposição, quando sequer a oposição de direita está unida. É um recuo muito grande a nível de esquerda aqui em Mossoró”, lamentou a pré-candidata.

Procuramos a assessoria da presidenta municipal do PT de Mossoró, Isolda Dantas, para uma entrevista, que não foi possível.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.