São João de Natal tem vacinação e prevenção às ISTs; confira
Natal, RN 15 de jul 2024

São João de Natal tem vacinação e prevenção às ISTs; confira

24 de junho de 2024
4min
São João de Natal tem vacinação e prevenção às ISTs; confira
Foto: Joana Lima / Secom

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A programação do São João de Natal 2024 está contando com ações de promoção à saúde. Durante os festejos que acontecem na praça Pedro Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal oferta, das 18h às 22h, vacinação para os natalenses e intensifica, também, as ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Já na abertura dos festejos, na semana passada, a equipe do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) Aids, Sífilis e Hepatites Virais, pertencente ao setor de Promoção à Saúde da SMS Natal, desenvolveu ações de educação e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com entrega de preservativos masculinos, gel lubrificante e orientações para quem acompanha as festas da tradição junina.

“Em Natal, até abril de 2024, foram notificados 1.007 mil novos casos para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), desses, 219 casos foram de HIV/AIDS, 736 de sífilis e 52 de hepatites virais, o que reforça os cuidados para as doenças”, informou a SMS.

Os festejos juninos do município de Natal também contam com o Trailer de Vacina, estrutura montada na Praça Pedro Velho, oferecendo imunização para a população durante os dias do evento. Funcionando também das 18h às 22h, o ponto vai ofertar as vacinas de campanha contra a COVID-19, influenza e poliomielite.

Leia também - RN prorroga campanha de vacinação contra poliomielite até 30 de junho

Natal tem baixa vacinação contra gripe, aponta RN Mais Vacina

A vacina contra a Covid-19 está sendo realizada com um novo imunizante mais atualizado para combater as variantes da doença, e está disponível para crianças menores de cinco anos e públicos prioritários, como: trabalhadores de saúde; gestantes e puérperas; idosos com idade acima de 60 anos, pessoas com comorbidades, deficiências e imunossuprimidos; povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos; idosos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e trabalhadores desses serviços; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e população de rua.

A campanha de imunização contra a Influenza 2024 está disponível para todas as pessoas com idade acima de seis meses de vida. Já a vacinação contra a poliomielite está disponível para crianças de 1 a 4 anos, que devem receber indiscriminadamente uma dose extra da vacina oral.

Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue

O Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da vacinação contra a dengue, com o objetivo de evitar perdas de estoques de vacinas que estão próximas do vencimento. Doses com validade até 30 de junho e 31 de julho poderão ser aplicadas, preferencialmente, em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Antes, a faixa etária era de de 10 a 14 anos.

Em nota técnica, o ministério orienta que estados com municípios que ainda não foram contemplados com a vacina da dengue realizem, preferencialmente, o remanejamento das doses com vencimento próximo para essas localidades. Já nos estados onde todos os municípios foram contemplados, as doses poderão ser aplicadas na faixa etária de 6 a 16 anos.

No documento, a pasta destaca ainda que, em casos onde os dois procedimentos forem comprovadamente insuficientes para esgotar as doses próximas do vencimento, a critério dos gestores municipais, a vacinação contra a dengue poderá ser estendida a pessoas de 4 a 59 anos, limite etário especificado na bula do imunizante Qdenga.

Saiba+

São João de Natal míngua em artistas e cachês de um ano a outro

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.