Semana do Meio Ambiente de 2024: Veja programação em Natal
Natal, RN 19 de jun 2024

Semana do Meio Ambiente de 2024: Veja programação em Natal

1 de junho de 2024
4min
Semana do Meio Ambiente de 2024: Veja programação em Natal
Foto: Divulgação/ CASACOR

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Semana Nacional do Meio Ambiente (SEMA) começa neste dia (1) indo até o dia (5), data que é comemorado o dia “Dia Mundial do Meio Ambiente”, que foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a “Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano”. A semana tem o objetivo de conscientizar as pessoas para questões e problemáticas ambientais, promover medidas e práticas mais sustentáveis, e incentivar a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. 

Em Natal, tanto a prefeitura do município, quanto a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) preparam ações para fomentar e discutir os temas durante a semana. Pensando nisso, a Agência Saiba separou algumas programações que vão acontecer durante os próximos dias. 

Assim, a Semana já começa neste sábado (1) com o Cine Ambiental, da Prefeitura de Natal, que acontece hoje (1) e também no domingo (2), no auditório do Parque da Cidade, às 15h. Sendo voltado para o público infantil, a mostra terá distribuição de pipoca para as crianças e a exibição dos filmes "A Era do Gelo II", no sábado, e  "Happy Feet, no domingo. Segundo o município, os dois filmes tratam de questões climáticas, impactos das práticas da pesca industrial e ecossistemas. As vagas são limitadas de acordo com a ordem de chegada e capacidade do auditório.

Outra ação do município será o Ciclo Natal, que reunirá ciclistas de todas as idades para uma tarde de atividades físicas. O evento é uma edição especial da Sema e terá sua concentração às 15h, no estacionamento do Parque da Cidade, no domingo (2). Além disso, o programa conta com uma aula de FitDance às 15h30, antes da largada que está prevista para às 16h. Confira a programação completa aqui.

UFRN

Na UFRN, é o Diretório Central do Estudantes (DCE), junto com a Comunidade Ambiental da Instituição e também os demais Centros e Diretórios acadêmicos que organizam a Semana do Meio Ambiente de 2024 com o tema: “Crise Climática: Universidade no caminho de ações locais para problemas globais”. O evento reflete o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, e também destaca a importância de ações concretas e locais no enfrentamento dos desafios climáticos globais.

Com uma programação que vai de 3 a 7 de junho, a semana será composta por mesas redondas, seminários, oficinas, visitas técnicas e palestras, com diversos convidados como os professores: Julio Rezende (UFRN) e Gilson Rodrigues (NEABI IFRN), lideranças indígenas, como o Cacique Luiz Katu, projetos sustentáveis, como o RN Lixo Zero e CocaMar, e mandatos políticos, como o da vereadora Brisa Bracchi, e muitos outros convidados

Já nos encontros serão debatidos temas como: “Os impactos das mudanças no planeta e nas realidades locais, o caso do RS e implicações no RN”;  “Racismo Ambiental e injustiças climáticas”; “Visita Técnica - Jornada Ambiental: uma vivência florestal pelos caminhos da Escola agrícola de Jundiaí”; e ainda uma ação de plantio de mudas e também uma visita ao Cajueiro de Pirangi.  Confira a programação completa com as datas e os horários aqui.

Drive-Thru para descarte de lixo eletrônico

Ainda como parte da Sema, Natal vai abrir quatro pontos de coleta para descarte de lixo eletrônico, já a partir desta terça-feira (4). A iniciativa tem como objetivo recolher equipamentos que não têm mais utilidade para população e evitar que sejam descartados incorretamente.

Os objetos coletados serão equipamentos de uso doméstico de pequeno e médio porte como: computadores, impressoras, telefones, carregadores e eletrodomésticos. Para isso, cada zona da cidade vai ganhar um ponto de coleta em um dia diferente da semana.

Confira onde e quais os horários:

  • Terça-feira (4) - Drive-thru será no Partage Norte Shopping, na Zona Norte, das 10h às 13h;
  • Quarta-feira (5) - Drive-thru no estacionamento do CCAB-Sul, em Capim Macio, Zona Sul, das 9h às 12h;
  • Quinta-feira (6) - Drive-thru na Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, em Nossa Sra. de Nazaré, na Zona Oeste, das 9h às 12h;
  • Sexta-feira (7) - Drive-thru no Shopping 10, no Alecrim, na Zona Leste, também das 9h às 12h.

Sabe alguma programação que ficou fora desta matéria? Encaminhe para gente! 

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.