Teatro Sandoval Wanderley é declarado patrimônio material de Natal
Natal, RN 15 de jul 2024

Teatro Sandoval Wanderley é declarado patrimônio material de Natal

21 de junho de 2024
4min
Teatro Sandoval Wanderley é declarado patrimônio material de Natal
Imagem do projeto do novo "Teatrinho do Povo" | Foto: Divulgação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Teatro Municipal Sandoval Wanderley, localizado no Alecrim, zona Leste de Natal, foi declarado patrimônio cultural material da cidade, por meio de um projeto de lei da vereadora Brisa Bracchi (PT). A lei foi publicada no Diário Oficial do Município.

“Vale lembrar que esse projeto foi aprovado na Câmara e Álvaro Dias vetou o projeto. Mas a gente conseguiu derrubar o veto aqui na Câmara e, agora, a lei foi promulgada”, declarou Brisa.

Em dezembro passado, a Câmara Municipal de Natal aprovou o projeto que declarava patrimônio material o Teatro Sandoval Wanderley, a favor do PL 689/2021, de Brisa. 

“Tornar o Teatro Sandoval Wanderley patrimônio cultural de Natal é reconhecer a importância desse instrumento de acesso à cultura para a história e o povo potiguar”, afirmou a parlamentar na época.

No entanto, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) vetou a proposta. Porém, no último dia 04, os vereadores derrubaram o veto e, agora, a lei foi promulgada.

“Esse veto não tinha nenhum sentido. O Teatro Sandoval Wanderley é um teatro importantíssimo da história de Natal, e inclusive a gente está cobrando porque queremos que ele esteja de portas abertas pro povo natalense”, comemorou a vereadora na derrubada do veto.

O teatro

O Teatro Sandoval Wanderley foi erguido no fim dos anos 1950 e inaugurado em 1962. Ele foi concebido com o objetivo de inclusão cultural popular e, desde 2017, passou a ser considerado patrimônio imaterial de Natal. O processo de tombamento oficial do teatro está aberto na Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

O Teatrinho do Povo, como também é conhecido, fechou as portas em 2009. Obras de requalificação no teatro iniciaram desde o fim de 2022 e, apesar das previsões de abertura, segue de portas fechadas.

Em maio deste ano, o prefeito Álvaro Dias visitou as obras do Teatro Sandoval Wanderley, e afirmou que “falta muito pouco para concluir a obra”.

De acordo com a Prefeitura de Natal, o novo projeto, agora em fase de conclusão, concederá destaque ao Teatro Sandoval Wanderley, especialmente no que diz respeito ao primeiro pavimento. Nos demais andares, incluindo o salão de apresentações, as alterações serão mais sutis, mantendo o modelo de um teatro de arena.

Entre as principais mudanças, destaca-se a criação de um espaço de alimentação no térreo, com uma sala multiuso para atividades diversas. Questões de acessibilidade, como acesso e banheiros, bem como saídas de emergência, foram resolvidas, visando garantir a segurança e comodidade do público. Uma plataforma facilita o acesso entre os pavimentos, enquanto adaptações foram feitas para melhorar a acessibilidade na sala de espetáculos do segundo pavimento.

Espaço pode se tornar PPP

Álvaro Dias informou que a Prefeitura de Natal estuda a implantação de Parcerias Público-Privadas (PPP) em ao menos três equipamentos. São eles: o Complexo Turístico da Redinha, em construção, a área de imagens do novo Hospital Municipal e o Teatro Sandoval Wanderley.

A declaração foi feita na 42ª edição do Motores do Desenvolvimento, evento que aconteceu no último dia 12, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN).

Saiba+

Teatro Sandoval Wanderley pode reabrir em dois meses 

Prefeitura de Natal estuda parceria público-privada em 3 equipamentos

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.