UFRN oferece curso de licenciatura em Educação Indígena
Natal, RN 22 de jun 2024

UFRN oferece curso de licenciatura em Educação Indígena

7 de junho de 2024
2min
UFRN oferece curso de licenciatura em Educação Indígena
Foto: Cicero Oliveira

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com ênfase em Artes, Língua e Literatura, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com edital aberto para a capacitação de professores indígenas da rede básica de ensino. O curso é o de Licenciatura em Educação Intercultural Indígena (LICEII-UFRN) é será ofertado por meio do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com duração de três anos e meio.

Além disso, a graduação será ligada ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN) e vai ofertar 40 vagas para os educadores indígenas e indígenas egressos de cursos de licenciatura que podem se inscrever no período que vai de 5 à 30 de junho. 

A licenciatura é resultado da demanda das organizações indígenas do RN e marca a história da UFRN o fortalecimento da educação escolar indígena no estado do Rio Grande do Norte. Em pronunciamento com o Cacique Luiz Katu, o escritor e ator Daniel Munduruku reforçou o convite para os educadores potiguares. “É uma oportunidade única e super fundamental para a gente ir atualizando nossos conhecimentos e conteúdos para que nossas aulas sejam melhores e sejam cada vez mais inclusivas. Não deixem de participar, se inscrevam, é feito pra você”, disse.

Já para acordo com Glebson Vieira, professor no Departamento de Antropologia (DAN/UFRN), a ideia de formalizar um curso de graduação voltado a essa temática vem sendo trabalhada desde 2018, quando o departamento foi contatado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC. “Antes desse contato com a Secadi, as organizações indígenas já haviam debatido conosco sobre a importância de uma formação específica voltada para os professores indígenas do RN”, afirmou à UFRN.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site da Comperve (comperve.ufrn.br). Para mais informações, basta entrar em contato:

Licenciatura em Educação Intercultural Indígena da UFRN pelo email: [email protected]

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.