Deputados do RN aprovam título de cidadão para Bolsonaro e Tarcísio Freitas
Natal, RN 15 de jul 2024

Deputados do RN aprovam título de cidadão para Bolsonaro e Tarcísio Freitas

10 de julho de 2024
5min
Deputados do RN aprovam título de cidadão para Bolsonaro e Tarcísio Freitas
Deputados do RN durante votação desta quarta (10) I Foto: reprodução Assembleia Legislativa do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Logo após a sessão convencional desta quarta (10), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, os deputados estaduais fizeram uma sessão extraordinária para votação, apenas, da entrega de 49 títulos de Cidadão Norte-rio-grandense. Entre os homenageados que vão receber a honraria, está o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Dos 24 parlamentares que formam o Parlamento estadual, 20 estavam presentes, sendo que 18 votaram SIM e dois votaram NÃO. A votação foi secreta.

A proposta foi apresentada pelo deputado coronel Azevedo (PL) que, ao todo, conseguiu aprovar 11 nomes. Além de Bolsonaro, também vão receber o título de cidadão potiguar o governador de São Paulo e ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o deputado federal General Girão (PL).

Votação de entrega do título de cidadão a Bolsonaro I Imagem: reprodução Assembleia Legislativa do RN

As justificativas

Para justificar a entrega do título de Cidadão Norte-rio-grandense a Bolsonaro, Azevedo apresentou três motivos: a assinatura de um decreto federal que reconheceu a Indústria Salineira como de Interesse Social; o anúncio em 2019 de entrega de um Colégio Militar para Natal; e o aporte de US$ 668 milhões para a Petrobras no estado.

Saiba Mais: Deputado quer dar título de cidadão potiguar a Bolsonaro

No caso de Tarcísio de Freitas, ex-ministro da Infraestrutura de Bolsonaro, o deputado potiguar argumentou que o futuro homenageado morou em Natal por três anos durante a década de 1990, quando era tenente do Exército, e que ele tem “laços familiares e afetivos com o RN”. 

Já o deputado federal General Girão, que mesmo sendo deputado pelo Rio Grande do Norte nasceu em Fortaleza (CE), a justificativa são as passagens do parlamentar como secretário de Rosalba Ciarlini (PP) em dois momentos: entre 2014 e 2015, no Governo do Estado, e de 2017 a 2018, em Mossoró.

Deputado Coronel Azevedo, autor da proposta I Foto: reprodução Assembleia Legislativa do RN

Motociatas no RN

Durante a passagem pela presidência da República, Bolsonaro veio algumas vezes ao Rio Grande do Norte e promoveu “motociatas” em Natal, inclusive, com desrespeito às leis de trânsito.

Em fevereiro de 2022, o ex-presidente gastou R$ 45.721 na Panificadora Vale do Assú com o cartão corporativo, na cidade de Açu, enquanto cumpria agenda em outras cidades. Os gastos foram publicados pelo portal Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas.

Em junho de 2022, o ex-chefe do Planalto veio à capital potiguar para a inauguração do programa Internet Brasil. Na ocasião, ele saiu pelas ruas da cidade pilotando uma moto com o hoje senador Rogério Marinho (PL) na garupa. Em um momento, apenas Marinho usava capacete. 

Rogério Marinho e ex-presidente em motociata sem capacete em Natal | Foto: reprodução

Em setembro de 2022, já durante a campanha na qual tentou a reeleição, Bolsonaro desembarcou na Base Aérea de Natal, de onde partiu em uma motociata, mais uma vez, com Rogério Marinho. Desta vez, nenhum dos dois usava capacete.

Já em 30 de novembro do ano passado, já fora da presidência e inelegível, Bolsonaro veio ao RN para uma homenagem feita pelo deputado Coronel Azevedo em referência ao Dia do Motociclista. Na ocasião, questionado pela agência SAIBA MAIS se ainda havia espaço para o bolsonarismo frente à derrota no RN durante as eleições de 2022, ele disse não se tratar de bolsonarismo, mas de uma “filosofia”, minimizando a derrota no estado potiguar. O único município onde Bolsonaro obteve mais votos que Lula foi em Parnamirim. O petista venceu nos outros 166 municípios.

Nessa mesma viagem, um vídeo que circulou nas redes sociais mostrou a população gritando o nome do presidente Lula (PT) e fazendo o “L” com as mãos durante a passagem de Bolsonaro pelo Alecrim, em Natal, em 0 de dezembro. O ex-presidente também apareceu acenando no camelódromo do bairro em um carro, com metade do corpo para fora da porta, ignorando a provocação.  

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.