Autismo: mães protestam após operadora descredenciar clínicas em Natal
Natal, RN 15 de jul 2024

Autismo: mães protestam após operadora descredenciar clínicas em Natal

7 de julho de 2024
2min
Autismo: mães protestam após operadora descredenciar clínicas em Natal
Foto: Divulgação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Mães, pais e familiares de pacientes neuroatípicos, sobretudo com espectro de autismo, marcaram um protesto nesta segunda-feira (8) contra a decisão da operadora Humana Saúde de descredenciar clínicas que oferecem o tratamento em Natal. A Humana Saúde atua no Rio Grande do Norte desde 2020.

A manifestação foi organizada por familiares de pacientes em grupos de whatsapp e ocorre a partir das 10h, em frente a sede da operadora, na avenida Prudente de Morais, 870, no Tirol.  

De acordo com a mãe de um paciente que pediu anonimato, as clínicas que estão sendo descredenciadas oferecem serviço de assistência terapêutica como fonoaudiologia, ABA, psicomotricidade, terapia ocupacional para crianças com algum tipo de neuroatipia, entre outras especialidades.

- Isso implica que muitas crianças ficarão sem as terapias, logo terão seu desenvolvimento comprometido. Meu filho é uma delas”, contou a mãe.

Outra queixa dos pais é que a operada está remanejando os pacientes para clínicas que não possuem estrutura suficiente para atender as demandas dos tratamentos em curso: 

- Não há vagas nem estrutura adequada. Enfim, um processo que não deve ser interrompido, como é a terapia, vai ser prejudicado. Por isso as mães e pais que estão nessa situação irão se reunir amanhã (segunda-feira) em frente à sede do plano de saúde junto com um advogado para discutir e lutar pelo direito à saúde de nossas crianças”, afirmou. 

A agência SAIBA MAIS não conseguiu contato com a operadora neste domingo (7), mas o espaço está aberto para manifestação.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.