Pesquisa da UFRN é premiada em congresso brasileiro de climatologia 
Natal, RN 24 de jul 2024

Pesquisa da UFRN é premiada em congresso brasileiro de climatologia 

1 de julho de 2024
3min
Pesquisa da UFRN é premiada em congresso brasileiro de climatologia 
Premiação no 36 Congresso Brasileiro de Cosmetologia | foto: Reprodução UFRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O trabalho de pesquisa “Avaliação e aplicabilidade de fitoingrediente da biodiversidade brasileira como matéria-prima para o uso cosmético”, da discente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (PPGDITM) da UFRN, Samara Vitória Ferreira de Araújo, venceu o prêmio Luís Gustavo Martins Matheus de Biodiversidade Brasileira, concedido pela Associação Brasileira de Cosmetologia. 

A premiação ocorreu durante o 360º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, realizado em São Paulo, de 4 a 6 de junho, e o trabalho apresentado é parte do estudo de doutorado de Samara realizado no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. A orientação foi feita pelos docentes do Departamento de Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (DITM), Márcio Ferrari e Silvana Zucolotto.

A pesquisa 

A pesquisa de Samara abordou o uso do extrato vegetal das folhas de Bryophyllum pinnatum, conhecida popularmente como saião ou coraima, que pode ser encontrado em diversos biomas brasileiros, como a Caatinga, e é usado como ingrediente para a indústria cosmética. Durante sua participação no evento, a pós-graduanda apresentou a eficácia antioxidante da planta para demonstrar a aplicabilidade desse uso em um sistema nanotecnológico.

Samara expôs em seu trabalho que o extrato das folhas da espécie apresenta em sua composição química, substâncias que são utilizadas pela indústria cosmética em produtos clareadores da pele e em formulações antioxidantes que minimizam os sinais de envelhecimento cutâneo, que é aquele decorrente a passagem de tempo. Além disso, o extrato pode ser considerado um bio ingrediente com atividade de várias funções, que é uma tendência no mercado consumidor de cosméticos. 

Além da investigação das atividades das folhas de Bryophyllum pinnatum, foram também desenvolvidas emulsões cosméticas que apresentaram vantagens sobre os sistemas convencionais, como melhor disponibilidade do extrato, espalhabilidade da formulação e desempenho das atividades. 

Prêmio Luís Gustavo Martins Matheus

O prêmio Luís Gustavo Martins Matheus é destinado ao melhor trabalho apresentado com a temática da biodiversidade brasileira. Na edição deste ano, a premiação consistiu em um certificado, troféu e dois mil reais para o ganhador. Com premiação patrocinada pelo escritório Marinello Sociedade de Advogados, que presta assessoria especializada a empresas cosméticas.

O título presta homenagem ao farmacêutico e empresário Luís Gustavo Martins Matheus, pesquisador renomado na área cosmética responsável por muitas contribuições ao setor, além de militante e defensor da biodiversidade brasileira.

Congresso Brasileiro de Cosmeotologia

O Congresso Brasileiro de Cosmetologia é um evento que reúne os principais fomentadores de pesquisas no país, como as indústrias de produto acabado e fornecedores de insumos e serviços e instituições, universidades por 3 dias de apresentações de trabalhos técnico-cientificos.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.