Pré-candidatos apoiados pelo MST no RN participam de encontro em SP
Natal, RN 17 de jul 2024

Pré-candidatos apoiados pelo MST no RN participam de encontro em SP

11 de julho de 2024
1min
Pré-candidatos apoiados pelo MST no RN participam de encontro em SP
Foto: Priscila Ramos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Três pré-candidatos a vereadores apoiados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) no Rio Grande do Norte participam de um encontro de preparação para as eleições municipais que acontece na Escola Nacional Florestan Fernandes, em São Paulo.

Janaína Lima vai disputar uma vaga de vereadora em Natal pelo PT; Gerson do MST, dirigente do próprio movimento, será candidato em Ceará-Mirim; Ana Flávia, por sua vez, é filiada ao PT e disputará uma cadeira na Câmara Municipal de Mossoró.

Janaína é dirigente do Movimento Brasil Popular, organização que possui proximidade com o movimento sem terra. Foi a primeira travesti gestora pública no Governo do RN, quando atuou como coordenadora da Diversidade Sexual e de Gênero da Secretaria de Estado das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh). Também é jornalista formada pela UFRN e atualmente faz doutorado em Antropologia Social.

“Eu fui formada politicamente pelos movimentos sociais do campo popular e o MST faz parte de minha história desde muito jovem. Minhas tarefas, compromissos políticos e vida coletiva tiveram esse exemplo pedagógico da organização popular, da formação e luta social”, disse à Agência Saiba Mais.

Foto: reprodução Instagram @janainadopt

Segundo ela, o encontro nacional faz refletir sobre qual é o papel na institucionalidade e na disputa das ideias no processo eleitoral.

“Outro elemento fundamental é o fortalecimento do nosso projeto popular de sociedade nas eleições, apresentando para as cidades um conjunto de pautas e bandeiras que representam as demandas do nosso povo. É em torno desse programa estratégico que estamos aprofundando no encontro, apontando os desafios coletivos e a ampliação da participação política”, afirmou.

Gerson, por sua vez, é agricultor de 36 anos e assentado da reforma agrária. Ele defende o fortalecimento de políticas públicas para seguir produzindo alimentação saudável. 

“A agricultura familiar produz cerca de 70% da maior parte dos alimentos que vão para a mesa da população brasileira e para que isso continue crescendo é necessária a luta pela agricultura camponesa nos espaços de debate municipal, estadual e federal”, aponta.

De acordo com ele, ter um militante sem terra na Câmara de Vereadores de Ceará-Mirim comprometido com a classe trabalhadora do campo e da cidade será um desafio.

Gerson com a presidenta nacional do PSOL, Paula Coradi | Foto: cedida

“Queremos avançar ainda mais em todas as dimensões das conquistas por direitos às políticas públicas para a zona rural, que em sua maioria são os mais esquecidos. Seguiremos juntos defendendo e lutando pelo povo do campo e da cidade, nosso projeto será um mandato popular com a força e luta da classe trabalhadora”.

Já Ana Flávia é secretária de juventude do PT no RN e vai ser candidata a vereadora em Mossoró. Ela começou sua trajetória no movimento estudantil, onde foi presidenta do Grêmio Estudantil Valdemar dos Pássaros (IFRN Mossoró) e posteriormente comandou o DCE da Ufersa. Em vídeo publicado nas redes sociais, disse que, caso eleita, vai defender um programa de reforma agrária popular.

“Que é defender a ocupação de latifúndio, defender que no assentamento a gente consiga o direito de produzir alimentação saudável, ter acesso à educação, de ter acesso à saúde, ao transporte público. Uma reforma agrária popular feita pelas mãos do nosso grupo. E tem sido um momento muito importante para a gente, porque a gente tem estudado, tem feito muita partilha e tem debatido muito sobre a construção do projeto político que a gente defende”, comentou.

O evento

A plenária nacional preparatória do MST para as eleições municipais iniciou na última terça (9) e segue até esta quinta (11), com mais de 250 pré-candidatos que vão participar da disputa para vereadores, prefeitos e vice-prefeitos em diversos municípios do Brasil.

A plenária recebe lideranças partidárias, representações de movimentos populares, além de parlamentares em apoio às pré-candidaturas do Movimento Sem Terra.

Segundo a equipe de comunicação do MST-RN, além de Janaína Lima, Gerson e Ana Flávia, o movimento ainda apoiará outras candidaturas no estado, mas ainda em ajuste.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.