Rede indica Pastor Silvestre para vice de Natália em Natal
Natal, RN 25 de jul 2024

Rede indica Pastor Silvestre para vice de Natália em Natal

1 de julho de 2024
1min
Rede indica Pastor Silvestre para vice de Natália em Natal
Decisão foi tomada por unanimidade na última sexta-feira (28)

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Mesmo em federação com o PSOL, a Rede indicou o nome do Pastor José Silvestre para compor a chapa como vice na pré-candidatura de Natália Bonavides (PT) à Prefeitura de Natal. A decisão por unanimidade aconteceu na última sexta-feira (28) em reunião com a nominata do partido. O PSOL, por sua vez, tem uma pré-candidatura própria, da ex-vereadora e liderança estudantil Camila Barbosa.

“Natália vem desenvolvendo um trabalho em defesa da sustentabilidade e do meio ambiente, que é o que o nosso partido sempre defendeu e sempre defende. Então primeiro nós colocamos em pauta a questão ideológica, e quem mais se enquadrava pela defesa da nossa ideologia, do meio ambiente e das causas sociais é Natália”, disse João Gentil, presidente estadual da Rede.

Segundo o dirigente partidário, a pré-candidata do PT é o melhor nome para liderar um projeto de esquerda em Natal neste pleito municipal. 

“Então nós analisamos isso, fizemos um comparativo entre essas duas pré-candidaturas e escolhemos por unanimidade o apoio do partido Rede Sustentabilidade à pré-candidatura de Natália Bonavides”, completou.

As federações podem fazer coligações para cargos majoritários com outros partidos políticos. No entanto, os partidos que integram uma federação não podem se coligar a outras legendas de forma isolada. Para justificar a decisão, Gentil disse que mesmo no PSOL há nomes que apoiam Natália. É o caso do presidente do PSOL-RN, o ex-deputado estadual Sandro Pimentel. Com posições dissonantes, a Federação PSOL/Rede deve fazer uma reunião nesta semana para analisar a situação.

“Eu acredito que o nome preponderante será o de Natália”, afirmou João Gentil.

Pastor Silvestre (primeiro à esquerda) é secretário-geral da Rede no RN | Foto: reprodução Instagram redesustentabilidade.rn

Ainda sobre a tática da Rede, João Gentil disse que, depois que o partido definiu o apoio à Natália, foi colocado o nome do Pastor Silvestre para avaliação da pré-candidata e dos partidos que irão fazer essa aliança. José Silvestre de Moura, de 65 anos, tem outras disputas no currículo. Sua última eleição foi há dois anos, quando concorreu a senador pelo PMN, quando recebeu 4.024 votos e ficou na sétima colocação. Também já passou por outras legendas como PHS e PTdoB (atual Avante).

“O pastor é um nome de uma pessoa experiente, preparada. É uma liderança comunitária há vários anos, que conhece os problemas de Natal, principalmente os problemas da periferia”, aponta João Gentil, que diz que o pastor carrega outra característica que agrega à pré-candidatura do PT:

“É evangélico, é pastor e é progressista”.

PSOL

O PSOL enfrenta uma disputa interna. Em 10 de junho, a sigla decidiu lançar a pedagoga, ex-vereadora e ex-diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), Camila Barbosa, como pré-candidata a prefeita de Natal. A decisão foi tomada pela maioria do diretório municipal, presidido por Júlio Pontes. Já a ala ligada ao ex-deputado Sandro Pimentel e à educadora popular Tati Ribeiro discorda e defende o apoio à Natália. 

Saiba mais

PSOL aposta em jovem feminista como pré-candidata a prefeita de Natal

Sandro Pimentel defende que PSOL apoie Natália à prefeitura de Natal

Camila Barbosa reafirma pré-candidatura a prefeita de Natal: “PSOL não possui donos”

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.